PET- SAÚDE / GRADUASUS-CEMAI : EDUCAÇÃO EM SALA DE ESPERA: MUDANÇAS QUE SURGEM DA OBSERVAÇÃO DE PEQUENOS DETALHES

Márcia Rosana Forster Waslawik, Andréa Cristine de Lima, Ana Paula Nunes Marques, Vanessa Tatieli Salin, Eduarda Witz, Fabrício Tolvi, Daiane Koch Oliveira, Beatriz Baldo Marques

Resumo


O PET- Saúde/GraduaSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como fio condutor a integração entre ensino, serviço, comunidade e uma ação intersetorial direcionada ao fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com seus princípios e necessidades. Há como pressuposto a educação pelo trabalho, disponibilizando bolsas a tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes da graduação na área da saúde. O programa visa fortalecer o movimento de mudança da formação de graduação em saúde, aproximando-a do SUS, com foco na interdisciplinaridade, na integração ensino/serviço/comunidade, na humanização do cuidado, na integralidade do sistema e no desenvolvimento das atividades que considerem a diversificação de cenários de práticas e redes colaborativas na formação para o SUS. Nesse sentido, a abordagem educativa na sala de espera dos locais de atendimento em saúde do SUS tem o intuito de garantir um cuidado humanizado, efetivando a aproximação, cada vez maior, entre a comunidade e os serviços de saúde. É no ambiente da sala de espera que os profissionais da área da saúde tem a oportunidade de desenvolver atividades que extrapolam o cuidado, como a educação em saúde, auxiliando na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Também é possível aprimorar a qualidade do atendimento, garantindo maior acolhimento aos usuários, melhorando a inter-relação usuário/sistema/trabalhador de saúde, além de humanizar os serviços burocráticos prestados pela unidade. A sala de espera do Centro Materno Infantil (CEMAI), em Santa Cruz do Sul, abriu diversas possibilidades e objetivos de trabalho para o grupo de estudantes inseridos no PET GraduaSUS. Nesse local, os pacientes aguardam atendimento e o tempo ocioso vem se transformando em tempo de aprendizagem, onde são desenvolvidos processos educativos e de troca de experiências comuns entre os usuários, possibilitando a interação entre o conhecimento popular e os saberes dos profissionais da saúde. Além disso, procura-se estimular a responsabilidade e o autocuidado, gerando a interpretação de que muitas situações são preveníveis, sem necessidade de buscar um atendimento especializado. É através do diálogo que acontece na sala de espera que se pode auxiliar na detecção de problemas de saúde, através da percepção de expressões faciais e dimensões psicossociais, desmistificando tabus e crenças e compreendendo o paciente na sua totalidade. Utiliza-se a entrevista, realizada pelos acadêmicos, como ferramenta de coleta de dados na expectativa de fazer uma análise da necessidade da procura pelo serviço oferecido, urgência e emergência, e, se necessário, orientar o usuário a procurar o serviço Estratégia Saúde da Família (ESF) ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro.

Palavras-chave: Formação; Área da Saúde; SUS.


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