TERCEIRIZAÇÃO DE TRANSPORTE

Fabio Ismael Dick, Cícero Nei Eisenberger

Resumo


Atualmente, a logística é caracterizada pela complexidade das operações por ela desenvolvidas, muito em razão da globalização dos mercados. A logística, como diferencial competitivo, tem por objetivo fazer com que os bens e serviços ao longo da cadeia de suprimentos e de distribuição possam fluir de forma eficiente e eficaz, principalmente em virtude de um mercado com um grau de exigência cada vez maior em relação aos produtos e serviços oferecidos pelas organizações, o que, por consequência, acentua a concorrência entre elas. Conhecer e avaliar os atuais serviços logísticos oferecidos aos clientes da empresa, sua satisfação com estes e os custos envolvidos no processo acabam sendo fatores fundamentais para a tomada de decisão dos gestores logísticos, como também são essenciais para manter, aumentar e até mesmo alterar a forma de trabalho da empresa, com a finalidade da manutenção de sua competitividade. Esta pesquisa tem por objetivo geral desenvolver uma análise comparativa de custos entre a utilização de frota própria ou serviço terceirizado nas entregas a clientes de uma empresa varejista que possui uma rede de vinte e duas lojas. Para isso, é necessário o levantamento dos custos atuais de transporte, a estimativa dos custos das entregas com frota própria e a avaliação da satisfação dos clientes da empresa com o atual modelo de entregas terceirizadas da empresa. Apesar da atual tendência para a terceirização das atividades logísticas, muitos profissionais da área ainda têm dúvidas se é mais adequado e benéfico, do ponto de vista econômico e de nível de serviço, manter uma frota própria para atender o transporte e a distribuição de sua empresa ou terceirizar estes serviços. Empresas que possuem frota própria defendem a ideia de controle e autonomia sobre seus colaboradores, veículos, processos e, principalmente, sobre a qualidade dos serviços ao cliente e sua satisfação. Empresas que possuem sua frota terceirizada justificam que existem várias vantagens, como a profissionalização do serviço, o ganho de qualidade e de produtividade, maior controle, menor estrutura organizacional, facilitação do processo operacional, foco no negócio principal da empresa e redução de ativos. A pesquisa será classificada como exploratória, com o uso do método quali-quantitativo. O procedimento técnico adotado será o estudo de caso com o objetivo de explorar as situações ocorridas na empresa, descrever o cenário no contexto em que está inserido e explicar as variáveis que podem influenciar o processo. Em relação aos objetivos da pesquisa, será realizada a coleta de dados através da pesquisa nos documentos disponíveis no sistema de informação da empresa, que resultará na elaboração de um relatório com os atuais custos das entregas terceirizadas. Também será realizado um levantamento de veículos novos com a finalidade de estimar o investimento em ativos da empresa, bem como da mão-de-obra e do combustível necessários para compor o custo total da frota própria. Um questionário fechado servirá de base para medir o índice de satisfação dos clientes em relação ao serviço oferecido atualmente. A população desta pesquisa será formada pelos clientes que compõem a “entrega interior”, e o critério para definição do tamanho da amostra se dará com base no “Diagrama de Pareto”, atingindo uma amostra aproximada de 20% da população. Será apresentada uma análise sobre os riscos ou benefícios das duas situações analisadas e da pesquisa de satisfação dos clientes.


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