COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Aline Bencke, Cristina Eicke

Resumo


O comportamento do consumidor deriva fortemente do marketing, segundo o qual as necessidades e a satisfação dos consumidores são de suma importância para o sucesso da empresa. Reage-se de forma diferente em relação às atitudes de compra, pois cada pessoa tem seus próprios gostos, desejos, vontades e necessidades. Segundo Kotler e Keller (2006), o comportamento do consumidor se explica a partir de diversos fatores, como os sociais, os pessoais e os psicológicos. Relativamente aos fatores sociais, Dias (2004) nos diz que o comportamento do ser humano é baseado na aprendizagem propiciada pela interação entre as pessoas, que se dá em um meio social. Além das influências culturais, o comportamento do consumidor é influenciado pelo social, por grupos de referência e pela sua posição social. Os fatores pessoais, conforme Churchill (2012), dizem respeito às pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos dos consumidores. Por exemplo, os adolescentes costumam usar seus amigos como grupo de referência para decidir que estilo de roupas são atraentes ou se é bom frequentar determinada danceteria. Com relação aos fatores psicológicos, Churchill e Peter (2000) nos dizem que alguns aspectos relativos ao consumidor, como o seu humor, as suas condições físicas e mentais, o seu nível de energia e acesso ao dinheiro afetam-no no momento da compra. Um cliente que esteja feliz ou chateado pode ter dificuldade para considerar atentamente muitas alternativas, assim, o estado de espírito do cliente influencia fortemente na sua atitude no momento da compra. Churchill (2012) ressalta que os consumidores se relacionam com produtos, serviços e marcas, influenciando suas escolhas, e que isso faz toda a diferença na hora de as empresas colocarem estratégias em prática. O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento da consumidora universitária em relação a roupas de festas, no município de Venâncio Aires. Primeiramente, foi realizado um estudo exploratório para verificar os principais fatores sociais, pessoais e psicológicos que influenciam as consumidoras na compra desse tipo de produto. Após, foi aplicado um questionário para as alunas universitárias do Campus Unisc Venâncio Aires, no mês de setembro de dois mil e dezesseis. Os resultados serão apresentados em outubro do ano de dois mil e dezesseis e, certamente, poderão servir como um grande diferencial para os lojistas do setor de vestuário, atendendo aos diversos públicos com produtos e serviços variados, satisfazendo os desejos dos diferentes tipos de consumidoras de vestidos de festa em nossa cidade.

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