PROJETO INTERDISCIPLINAR: "GAUCHO SIN FRONTERAS"

Vera Lúcia Travi Silva, Camila Barrios, Guanaíra Corvello Pereira

Resumo


INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como finalidade mostrar os resultados parciais do projeto El Gaucho Sin Fronteras (o gaúcho sem fronteiras) em três turmas de 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Prof. Luís Dourado, desenvolvido em parceria com o projeto do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, subprojeto de Letras Espanhol. Nossa intervenção desenvolveu-se no período de 01/04/2015 até 13/12/2015, tendo como suporte a interdisciplinaridade, abarcando, além do subprojeto de Letras Espanhol, os projetos de Historia e o Interdisciplinar. O tema do projeto que ora apresentamos é a formação do Rio Grande do Sul com influência indígena, portuguesa, africana, e, principalmente, espanhola. OBJETIVOS: Os objetivos que nortearam o projeto foram aumentar o interesse dos alunos de uma forma distinta, possibilitando a saída das aulas tradicionais e os mobilizando para um maior empenho nas atividades propostas, além de habilitar os bolsistas para o trabalho interdisciplinar. METODOLOGIA: Trabalhamos a lenda da erva-mate com o objetivo de oportunizar aos alunos conhecer a lenda indígena gaúcha e compará-la com a lenda Guarani paraguaia, popular também no Uruguai e na Argentina. As lendas foram abordadas de maneiras diferentes: a lenda rio-grandense foi traduzida, pelas bolsistas, para a língua espanhola e apresentada por fichas de leituras. Já a lenda Guarani foi apresentada por um vídeo em espanhol, recolhido da internet. Em seguida, aconteceu uma conversação entre os alunos, com mediação das bolsistas, sobre as diferenças e semelhanças entre as lendas e as suas mensagens. Nas oficinas seguintes, foram realizadas atividades diferentes com cada turma. A primeira turma reproduziu a lenda em formato de história em quadrinhos; a segunda, através de uma redação; e a terceira fez um desenho, individual, que representasse a lenda. Essas oficinas foram realizadas por todos os bolsistas envolvidos no projeto. O resultado dessas atividades foi a confecção de um livro, no qual constam todos os trabalhos. Outra atividade desenvolvida pelo projeto interdisciplinar foi uma gincana farroupilha durante as festividades da semana do gaúcho. Foram realizadas tarefas sobre a indumentária gaúcha e sobre alguns objetos da lida e da vida gaúcha existentes também para o gaucho argentino, uruguaio e paraguaio, incluindo, ainda, alguns termos e palavras em espanhol. O projeto procura estimular os alunos a se tornarem agentes da construção do próprio conhecimento, seja em forma de discussões, pesquisas ou realização de trabalhos. RESULTADOS: Os principais resultados observados foram, por parte dos estudantes, uma maior participação nas atividades propostas; já por parte dos bolsistas, foi possível observar o êxito nas práticas interdisciplinares que o projeto exige. CONCLUSÃO: As conclusões alcançadas foram a respeito de uma maior compreensão dos conteúdos trabalhados por parte dos alunos, o estímulo à capacidade de raciocínio, o desenvolvimento de habilidades e atitudes e a retomada do prazer em aprender de uma maneira diferente.


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