PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE ALAVANCAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Victoria Vidal Preussler, Stéfani Maria Zanatta, Henrique Borba Lopes, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


Neste trabalho, é apresentada uma proposta de aula experimental sobre o conteúdo de alavancas, que faz parte do estudo das máquinas simples no primeiro ano do ensino médio. Esse conteúdo é, muitas vezes, ensinado aos alunos apenas de forma teórica, apesar de serem possíveis diversas aplicações cotidianas. Diante dessa realidade do ensino atual e através das atividades desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência – Física, busca-se propor algo diferente, objetivando despertar a curiosidade e o interesse, através de aulas práticas, dos alunos do ensino do nível médio. A realização de atividades experimentais que visam a testar e a observar teorias e conceitos possibilita que o aluno consiga fazer a conexão entre o conteúdo proposto e os fenômenos observados em seu cotidiano de uma forma atrativa, facilitando sua aprendizagem e entendimento do conteúdo abordado. Nesse contexto, e buscando tornar esse conteúdo mais acessível para alunos de escolas estaduais e municipais, foi proposto um experimento sobre alavancas. Esse experimento pode ser montado e reproduzido sem dificuldade, com materiais de baixo custo e facilmente encontrados no comércio, ou mesmo considerados como sucata. Para confeccionar o experimento, foram utilizados os seguintes itens: uma canaleta (usada para instalação de fios) de PVC de 40 cm de comprimento, um suporte de madeira para fixação da canaleta e ganchos em formato de “s” com massas de 2g, 8g, 20g e 28g. O aparato experimental foi montado utilizando-se a canaleta como haste, onde foram realizados furos de 2 em 2 cm considerando seu comprimento; posteriormente, a canaleta foi presa (devendo ter liberdade de giro e possibilidade de variação de ponte de fixação) em um suporte feito de madeira em formato de “L”. Utilizando as massas citadas, colocadas em pontos diferentes, bem como a variação de fixação da haste no suporte, o experimento pode ser utilizado para simular alavancas interfixas, interpotentes e inter-resistentes e também para testar condições de equilíbrio. Esse experimento utiliza e demonstra os princípios da alavanca, que é um dos tipos de máquinas simples. Sendo assim, cada aluno pode determinar as massas com diferentes distâncias do ponto fixo através do comportamento da haste que compõe a montagem, podendo, assim, encontrar suas condições de equilíbrio. Assim, o aluno terá a possibilidade de compreender - e até quantificar - o conceito de torque, princípio observado no dia a dia dos alunos, como, por exemplo, no ato de abrir/fechar portas, para o qual a força necessária depende da distância entre o eixo de rotação e a força aplicada. Durante o tempo de planejamento de atividades experimentais, foram elaboradas esta e outras práticas, que serão aplicadas em intervenções realizadas pelos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID/UNISC nas escolas em que atuam. Ainda, tem-se o intuito, com estas propostas experimentais, de receber alunos do ensino médio das escolas da região nos laboratórios de ensino de Física da Unisc, oferecendo-lhes oficinas, ambicionando que, através da aplicação de experimentos deste tipo, seja possível, futuramente, contribuir para a melhoria do entendimento do conteúdo abordado.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.