OFICINA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL REALIZADA PELO NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO – NAAC

Daniela Couto Nobre, Raquel Ribas Fialho, Valquiria Fruhauf Pereira, Milena Maceda, Moises Romanini

Resumo


A oficina de desenvolvimento profissional ofertada aos acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, no primeiro semestre de 2016, foi planejada e executada pela psicóloga e pelas duas estagiárias de Psicologia do NAAC. Esta atividade possibilita ao estagiário desenvolver a prática de intervenções em grupos. O Núcleo é um espaço de acolhimento, orientação e atendimento às demandas dos alunos da graduação, pós-graduação e cursos técnicos. Auxilia na formação profissional do estudante, atuando na superação de dificuldades durante a execução das atividades acadêmicas, intervindo no desempenho acadêmico e potencializando a qualidade de vida de seus usuários. Pensando no ambiente acadêmico, que é um espaço de formação profissional, percebe-se a necessidade de oferecer ferramentas e técnicas que auxiliem no crescimento e desenvolvimento profissional dos estudantes. O principal objetivo da oficina é proporcionar um espaço de orientação na elaboração de currículos e preparar os acadêmicos para entrevistas de emprego, de estágios e de bolsas. A oficina foi realizada em quatro encontros, totalizando uma carga horaria de seis horas. Durante os encontros, houve exposição teórica sobre as temáticas abordadas e a realização de atividades práticas. A programação básica foi: elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego e dicas de postura profissional. No último encontro, os alunos realizaram um questionário avaliando a oficina. O resultado das avaliações foi satisfatório, variando a média de muito bom a excelente. Nas sugestões apontadas pelos estudantes, o que mais esteve presente foram questões relativas à oportunidade de realização de oficinas com temáticas semelhantes relacionadas ao mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal. É preciso ressaltar que o grupo de alunos foi extremamente dedicado à oficina, fazendo com que o aprendizado acontecesse diante de cada atividade proposta. A partir dessa avaliação, a oficina será oferecida novamente em duas opções de horários, proporcionando a participação de um maior número de estudantes. Conclui-se que a oficina atingiu o objetivo proposto, e tanto o núcleo quanto as profissionais que coordenaram essa atividade percebem a importância de tratar desse assunto no âmbito acadêmico e de acolher as angústias e dúvidas que os estudantes enfrentam com relação ao seu futuro profissional. Desde que o aluno entra na universidade, este é permeado por muitas incertezas, e oferecer um espaço que trate dessas questões e o auxilie no seu preparo para mercado de trabalho é essencial.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.