VOLUNTARIADO NA UNIVERSIDADE: O PODER DA COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DO VOLUNTARIADO

Leticia Aguiar Santos, Gabrieli de Moraes Jacobs, Elizabeth Huber Moreira

Resumo


Durante o segundo semestre de 2015, as acadêmicas Gabrieli Jacobs e Letícia Santos planejaram e executaram, na disciplina de Prática em Relações Públicas, ações de comunicação para a ONG Parceiros Voluntários de Santa Cruz do Sul. A Parceiros é uma Organização Não Governamental que auxilia outras instituições através do engajamento de voluntários. Parte da ideia de que toda pessoa é solidária e é um voluntário em potencial. Assim, multiplica seus princípios através dos voluntários, em benefício das comunidades onde atua. A unidade local é coordenada por Alice Kwiatkowski, hoje única pessoa responsável e atuante. A unidade é acolhida pela Associação das Entidades Empresariais (Assemp) e tem dificuldade de engajar a população nas atividades e de divulgar o trabalho na cidade. Tendo em vista essas questões, as acadêmicas se propuseram a desenvolver estratégias de relações públicas, visando a gerar maior visibilidade para a entidade no município e melhorar a interação da ONG com a comunidade, captando mais voluntários e proporcionando uma comunicação clara e de fácil acesso. Além disso, as acadêmicas objetivavam atrair novos voluntários, divulgar as ações realizadas pela unidade e criar um sistema de cadastro de voluntário mais eficiente. Logo, foram colocadas em prática algumas ações. A primeira foi o evento pela Semana do Voluntariado, na Associação Comunitária Pró Amparo Menor (COPAME), onde foi realizada uma tarde de entretenimento às crianças. O evento foi concretizado devido a parcerias da Unisc e do time de futebol feminino Boa Forma. Também foi finalizado um modelo de informativo para que a P.V utilize a fim de divulgar suas atividades. Com a finalidade de atrair, reter e incentivar novos voluntários, as acadêmicas desenvolveram cartões motivacionais com depoimentos de antigos voluntários, que podem ser utilizados como divulgação na fanpage da ONG. As alunas ainda auxiliaram na campanha de doação de sangue, que é realizada todos os anos, em prol do dia Internacional do Voluntariado, criando a campanha “A Comunicação tem bom coração” – que visava o incentivo à doação de sangue junto aos alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, gerando engajamento online e mídia espontânea em mídias locais. Esta campanha foi divulgada no PortalGaz, no site da Unisc e no Blog do Curso de Comunicação Social. Também obteve-se engajamento via facebook através da hashtag #acomunicacaotembomcoracao. Por fim, as acadêmicas deixaram como sugestão a diagramação de uma página online para cadastros de novos voluntários, na qual o interessado deixa o seu e-mail para contato e a organização retorna com mais informações. Os eventos e as atividades geraram muita mídia espontânea (principalmente online), dando maior visibilidade à ONG na comunidade Santacruzense. Apesar das dificuldades de recursos e de contato com a coordenadora, o trabalho desenvolvido teve êxito. Acredita-se que as ações atingiram o objetivo de gerar maior visibilidade para a ONG mesmo que os novos voluntários e as pessoas atingidas não se engajem em todas as futuras atividades. Sabe-se que foi conquistado um público que estará mais atento ao voluntariado e às ações que a Parceiros Voluntários realiza. Ainda, com o aumento do número de doadores de sangue, sabe-se que é possível que estes voltem a doar. Percebe-se, também, que, quando há uma causa social e uma campanha nela inserida, as pessoas percebam-na e participam dela em maior número.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.