PREVENÇÃO DE USO DE DROGAS NA ESCOLA: UMA EXPERIENCIA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO

Mauriceia Eloisa Moraes, Paula Cristina Petry, Eduardo Steindorf Saraiva

Resumo


O presente trabalho refere-se ao relato de uma experiência de intervenção prática em psicologia desenvolvida a partir do Laboratório de Práticas Sociais/LAPS, da Universidade de Santa Cruz do Sul, intitulada “Núcleo da Drogadição”, a qual é realizada no contexto escolar do município de Santa Cruz do Sul, com a finalidade de promover saúde e prevenção de uso de drogas no cenário escolar contemporâneo. Os objetivos estão centrados na estruturação de práticas de intervenção condizentes com o espaço territorial no qual elas se desenvolvem, no contexto contemporâneo e na elaboração de ações que possibilitem articular os diferentes atores sociais que fazem parte da comunidade escolar, sejam eles alunos, professores, orientadores, gestores, pais, familiares e comunidade local. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir de metodologia elaborada e estruturada previamente pelo núcleo da drogadição. Possibilitou-se, então, no contexto escolar, a organização de grupos de discussões, reflexões, ações e expressões artísticas sobre a respectiva temática. Estes grupos foram desenvolvidos com pais, alunos, professores, orientadores, gestores educacionais e demais funcionários da escola, cada qual em espaços separados e em períodos articulados entre si. Nos grupos, possibilitou-se a livre circulação da palavra, as expressões a partir da arte - através de desenhos, composições musicais, pinturas e teatros - e as reflexões relacionadas à temática das drogas, de forma a compor um campo de representações e discussões relacionadas, bem como, de evidenciar constatações e potencialidades preventivas a partir da fala dos participantes. Posteriormente aos encontros com grupos, possibilitou-se acolhimento psicológico individual a todos os interessados que participaram ou não dos grupos, de forma a proporcionar este espaço também à comunidade geral que compõe o território no qual se situam as escolas. A experiência de intervenção a partir do projeto do “núcleo da drogadição” permitiu a articulação entre os diversos atores sociais que compõem o cenário educacional contemporâneo, bem como potencializou as discussões e reflexões frente à temática neste contexto, o que contribui para novas reflexões e a elaboração de novas estratégias metodológicas para o trabalho com as temáticas das drogas no cenário Escolar. A escola sem dúvida é um espaço de potencialidades no que se refere ao desenvolvimento de práticas voltadas à promoção da saúde e à prevenção ao uso de drogas. Constata-se, no entanto, a urgência em problematizar discursos e práticas preexistentes relacionadas à temática, principalmente considerando-se as relações que se presentificam neste cenário. Desta forma, evidenciou-se a necessidade de contextualizar a complexidade relacionada à drogadição e desenvolver práticas em saúde condizentes com a singularidade de cada sujeito e com o espaço em que ele desenvolve, junto dos demais, sua história de vida


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