ANÁLISE ESTRUTURAL E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA EM CAIXA DE TRANSMISSÃO DE VEÍCULO OFF-ROAD MODELO BAJA SAE

Lucas Bavaresco Marion, Luis Felipe dos Santos Oliveira, Lucas Garlet Pesamosca, Vinicius Dreher Barbon, Fernando Sansone de Carvalho

Resumo


No mundo do automobilismo, um dos maiores desafios encontrados pelos engenheiros é referente ao aumento do desempenho dos veículos de competição. Esse aumento pode ser obtido reduzindo o peso do veículo, porém, sem comprometer a sua durabilidade. Diante desta situação, durante o desenvolvimento da caixa de transmissão do veículo off-road modelo Baja SAE da equipe Baja de Galpão da UNISC constatou-se, durante a etapa da análise CAE (Computer-Aided Engineering), que o modelo CAD (Computer-Aided Design) poderia sofrer várias alterações. Salienta-se, que a caixa é constituída de duas peças encaixadas uma na outra. No conceito inicial, após definir os objetivos da simulação (dados das análises de saída), criar o modelo CAD (simplificar a geometria), criar a malha (convergência com 8000000 elementos utilizando malha tetraédrica), configurar a simulação (pontos de fixação e esforços gerados pelos 3 mancais na caixa), realizar o processamento (avaliar o andamento da simulação) e, por último, a análise dos resultados (valores de tensões e deformação) – etapas do processo de simulação estrutural (FEA) – averiguou-se que aos esforços submetidos e tipo de material utilizado – alumínio 7075-T6, a caixa estaria superestimada. Pois o valor máximo encontrado para as tensões de Von-Mises (teoria da energia de cisalhamento) foi de 42,34 MPa, ao passo que o valor do limite de escoamento (tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação) do material é de 505 MPa. Desta forma, propôs-se a utilização do método de otimização topológica (TOM), que consiste em esculpir a distribuição mais adequada de material de uma estrutura dentro de um determinado espaço de design em função das condições de contorno. Com isso, retornou-se a etapa de CAD e em função da distribuição das tensões na geometria e do processo de usinagem, utilizou-se o recurso de corte extrudado presentes nos softwares CAD, para modelar alívios na geometria sem comprometer a resistência da caixa. Em seguida, sob as mesmas condições de contorno, a nova geometria foi analisada. Ao final obteve-se o valor de tensões de Von-Mises de 59,93 Mpa, obtendo-se uma redução de 20,18% de peso na caixa de transmissão – de 3,740 kg para 2,985 kg. Diante desta situação, conclui-se que apesar de haver um acréscimo no tempo de usinagem, essa redução de massa irá agregar muito no desempenho do veículo, principalmente em provas de aceleração e tração, por exemplo, pois aumenta a capacidade de tração e diminui o consumo de combustível pelo motor. Desta forma, a utilização da tecnologia CAE é de vital importância no desenvolvimento de produtos, pois permite prever possíveis erros e corrigi-los rapidamente e reduzir custos, pois a simulação é mais barata que o desenvolvimento de protótipos. Avalia-se ainda que a redução de peso poderia ser maior, no entanto, as paredes das regiões que receberam o processo de alívio ficariam muito finas, suscetíveis a avarias de fontes não consideradas no projeto.


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