PROCESSOS DE GESTÃO DESENVOLVIDOS NA EQUIPE KAMIKASE

Leonardo de Sa Visoto, Tarcisio Reolon Gelaim, Lara Justine da Silva, Fabricio Antonio Egert

Resumo


A Equipe Kamikase, projeto de pesquisa e extensão da Universidade, desenvolve uma aeronave dentro de considerações impostas pelo regulamento da competição, requisitos da universidade e equipe, que envolve diversas áreas da engenharia e opiniões que devem convergir em um ideal, para isso, registram-se as atividades e correções das não conformidades, formando um sistema integrado de gestão – SIG, adquirido ao longo dos anos, tanto por treinamentos de empresas parceiras quanto dos próprios membros do projeto. Com a ideia de aprimorar o projeto no decorrer do ano e atingir a meta estipulada, utilizaram-se processos de gestão influentes no desenvolvimento da aeronave. O presente trabalho tem por objetivo, aplicar ferramentas de gestão e efetuar análises no ano para cumprir a meta estipulada e qualificar a área de gestão da equipe, apresentando melhores condições de projeto. O método utilizado no desenvolvimento deste trabalho foi feito por análises e uso de ferramentas, o projeto utiliza o ciclo PDCA que planeja, desenvolve, confere e melhora os dados de anteprojeto até a definição geométrica da aeronave, utilizando padrões externos e aprendizagem a partir de experiências de outras equipes (Benchmarking). A meta da equipe é ficar entre as 15 primeiras, não atingindo a meta no ano passado foi aplicado um registro de ação corretiva/preventiva, encontrando as causas do problema, com isso efetuou-se um brainstorming, filtrando as ideias e definido as soluções para os problemas. Para quantificar o que seria necessário para atingir a meta, analisou-se o histórico de pontuação da equipe, as regras do regulamento e a pontuação para elevar ao máximo as possibilidades. Com o intuito de nivelar as pontuações e elevar o domínio técnico em todas as áreas, elaborou-se um gráfico com as pontuações da equipe nos últimos quatro anos, em comparação com as máximas de cada área, obtidas por diferentes equipes, definindo em quais áreas de projeto precisariam de mais tempo de estudo, contribuindo na formação de um plano de melhoria das práticas utilizadas. Com a divulgação do regulamento 2016, formalizou-se uma comparação com o de 2015, para cada mudança buscou-se adotar medidas criativas e inovadoras, garantindo segurança em voo e buscando a maior pontuação possível. Para ficar entre as 15 primeiras colocadas, deve-se alcançar no mínimo carga paga maior que 9 kg e peso vazio menor que 2,4 kg para isso foram verificados os fatores que influenciam na pontuação final, a carga paga e o peso vazio com a utilização de equações de pontuação e bonificação, gráfico para o aumento de massa na aeronave e 4º Pilar – Educação e Treinamento para garantir a precisão construtiva. Os resultados foram satisfatórios, pois contribuiu na escrita do relatório de integração de projeto e em todas as áreas caracterizando um melhor desenvolvimento da aeronave. A partir do trabalho apresentado, espera-se obter uma pontuação elevada capaz de suprir com segurança a meta estipulada e uma gestão capaz de tornar a equipe cada vez mais qualificada e competitiva.


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