CAPACITAÇÃO DE UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE ESF SOBRE PUNÇÃO VENOSA E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO POR VIA PARENTERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
CAPACITAÇÃO DE UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE ESF SOBRE PUNÇÃO VENOSA E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO POR VIA PARENTERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
VIVIANY AVILA ANTONIAZZI, JÉSSICA RANGEL, ANALÍDIA RODOLPHO PETRYIntrodução: O estágio curricular supervisionado é o momento que o aluno tem, dentro da graduação, de colocar em prática toda a teoria a qual adquiriu durante o curso. Desta forma, neste momento o aluno possui uma maior autonomia, e passa a se inserir na realidade de saúde da população a que irá prestar assistência. Assim, faz parte do estágio curricular planejar e implementar um plano de ação. Com isso, após analisar estas necessidades da equipe decidimos realizar uma capacitação com a equipe de enfermagem, buscando discutir as dúvidas mais frequentes. trata-se de uma atividade de educação em saúde e salientamos que a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde visa a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores da saúde e com isso, qualificar e transformar a atenção em saúde por esta ser uma unidade básica de saúde e não possuir como rotina o atendimento de pacientes com demanda de punções venosas evidenciamos ser importante rever algumas das técnicas básicas sobre este tema, além de rever a técnica de administração de medicações por via parenteral. Objetivo geral: problematizar as técnicas de aplicação de medicação parenteral tais como subcutânea, intradérmica, intramuscular e endovenosa e rever a técnica de punção venosa periférica. Objetivos específicos: Discutir os princípios que norteiam as técnicas de administração de medicação parenteral; rever a os calibres das agulhas hipodérmicas e suas finalidades; Apresentar os calibres das agulhas hipodérmicas e discutir sobre sua finalidade de administração parenteral; Implementar a prática de punção venosa periférica em boneco de simulação. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo convergente-assistencial. Este método é caracterizado pela união entre pesquisa, assistência e participação dos sujeitos implicados na prática coexistente ao processo de construção do conhecimento. Tendo como objetivo a reflexão e a produção de conhecimentos norteadores da prática com teorização e investigação dos fenômenos emergentes da assistência, no contexto onde ela acontece. Resultado: A atividade ocorreu no ESF em horário de pouca demanda no serviço, teve 1 hora de duração e foi ofertada a três técnicas de enfermagem e duas enfermeiras. Durante a atividade realizaram-se a discussão e problematização do tema através de prática com bonecos e materiais ilustrativos. É neste sentido que a educação permanente em saúde permite a associação entre aprendizado, reflexão crítica sobre o trabalho e resolutividade da clínica e da promoção da saúde coletiva. Utiliza-se as necessidades da população nos processos de capacitação, com o objetivo de transformar as práticas profissionais e da organização do trabalho. Conclusão: Constatamos, através da avaliação, a importância da educação permanente e da educação continuada, pois são momentos em que se permitem rever técnicas e problematizar assuntos atribuídos a enfermagem e a rotina de trabalho. Estes momentos de resgate e troca de conhecimento se faz de suma importância. Desta forma, conclui-se ser de suma importância atividades que promovam a educação permanente da equipe de saúde. O enfermeiro gestor da equipe deve estimular os profissionais a buscarem pensamento crítico e conhecimento científico.
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