ESTILO DE VIDA E APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO MOTOR EM ESCOLARES DE UM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL
Resumo
ESTILO DE VIDA E APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO MOTOR EM ESCOLARES DE UM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL
Paulo Horacio Souza Lengler
Hildegard Hedwig Pohl
Miria Suzana Burgos
Miriam Beatrís Reckziegel
INTRODUÇÃO: Nos dias atuais surgem constantemente o oferecimento de grande gama de tecnologias, que efetivamente facilitam o cotidiano das pessoas. No entanto, permanecer sentado em frente à tela de dispositivos tecnológicos durante horas é uma prática comum, principalmente entre jovens. A exposição demasiada às atividades de tela caracteriza um estilo de vida insuficientemente ativo e pode gerar prejuízos à saúde e a aptidão física, ao contrário, escolares que dispendem mais tempo na prática de atividades físicas durante o turno inverso, demonstram melhores índices de aptidão física e composição corporal. A aptidão física relacionada ao desempenho motor (ApFRDM) é composta por variáveis que são responsáveis por tornar o indivíduo mais eficiente nos esportes. Nesse sentido, muitos escolares com baixa aptidão física se distanciam de atividades físicas por se sentirem incompetentes e inaptos em apresentarem um bom desempenho, optando por um estilo de vida menos ativo, pressupondo que atividades físicas e os esportes são atividades destinadas aos escolares mais capacitados, não considerando que é a prática sistemática de atividades físicas que possibilita ao indivíduo uma melhor aptidão física. OBJETIVO: O presente estudo transversal teve como objetivo investigar o estilo de vida e a ApFRDM em escolares. METODOLOGIA: A amostra foi composta por 56 escolares, com idades entre 11 e 17 anos, pertencentes a uma escola pública do município de Taquari-RS. O estilo de vida foi avaliado através de um questionário adaptado de Barros e Nahas, utilizado na pesquisa de Burgos et al., observando as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria que indica que adolescentes não devem permanecer mais de 2 horas diárias em exposição a meios eletrônicos, assim como da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomenda a prática mínima de 60 minutos diários de atividade física. As variáveis da ApFRDM, força dos membros inferiores, força dos membros superiores, velocidade e agilidade foram avaliados de acordo com os protocolos do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). Os dados foram analisados pela estatística descritiva por meio de média, frequência e percentual. RESULTADOS: Os resultados apontaram elevada frequência de escolares com mais de 2 horas diárias (94,6%) de atividades sedentárias, 67,9% relataram possuir computador com acesso à internet em sua residência e 71,4% possuir seu próprio telefone com acesso à internet. Considerando o tempo dedicado a atividade física, 55,4% dos escolares foram considerados insuficientemente ativos, assim como foram encontrados níveis abaixo do ideal em 57% para todos os componentes da ApFRDM. CONCLUSÃO: Os resultados apontam que os escolares apresentam um elevado nível de comportamento sedentário, limitada prática de atividade física e baixos níveis de aptidão física relacionada ao desempenho motor. Evidenciando que a presença de hábitos sedentários vem se tornando comum entre escolares, destaca-se a necessidade de ofertar oportunidades que sejam capazes de atrair o público investigado para a prática de atividade física regular, visando compensar ou substituir o tempo de inatividade física em frente à tela de dispositivos tecnológicos, almejando uma melhor aptidão física e manutenção da saúde.
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