CONVERSANDO SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Lucas Brum de Azambuja, Helena Hickmann Bender, Rafaela Kuczynski da Rocha, Andrey Hausmann, Cristiane Pimentel Hernandes

Resumo


Em face ao crescente número de pessoas contaminadas por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), há uma necessidade crescente de reforçar a informação acerca desse tema junto à comunidade, especialmente entre a população jovem, que está iniciando ou prestes a iniciar a atividade sexual. Ciente disso, no dia 01/06/2016, membros da Liga Acadêmica de Infectologia da UNISC desenvolveram uma ação com foco na divulgação de informações sobre as ISTs e sua prevenção. A ação contemplou 68 alunos de turmas entre 6º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantano Grande, no município de Pantano Grande. Na ocasião, os alunos assistiram a apresentações de slides abordando as principais ISTs e a importância de sua prevenção, bem como noções sobre sistema reprodutor e sexualidade. Além disso, dinâmicas foram realizadas, nas quais as dúvidas dos alunos foram respondidas. O objetivo é orientar os alunos sobre as principais ISTs, suas manifestações e formas de prevenção, além de esclarecer dúvidas frequentes sobre sexualidade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Ao longo de duas semanas os alunos da escola puderam escrever anonimamente suas dúvidas envolvendo ISTs e sua prevenção, anticoncepção, uso de preservativo, sexualidade entre outros assuntos. Com base nelas, foram elaboradas pelos membros da Liga as apresentações e dinâmicas que foram realizadas com os alunos. Uma das apresentações buscou elucidar as dúvidas a respeito do sistema reprodutor feminino e masculino e a sexualidade. A atividade seguinte trouxe informações sobre as ISTs mais prevalentes, suas etiologias e apresentações clínicas, além do impacto que podem provocar na qualidade de vida e nas relações sociais. Uma vez que o uso do preservativo é a principal forma de prevenção contra as ISTs, a importância do seu uso foi reforçada durante a apresentação. Os alunos receberam preservativos masculinos e femininos, aprenderam como usá-los corretamente e puderam praticar sua colocação e retirada em modelos anatômicos de pênis e vagina. Além das apresentações, foram ministradas duas dinâmicas, cujo enfoque foi a forma correta de agir frente a situações de risco para exposição a ISTs. A primeira delas, baseada em situações que os alunos poderiam enfrentar com um parceiro, desafiava-os a reagir de forma coerente com o que aprenderam sobre a importância de insistir na prevenção dessas doenças. Na segunda dinâmica, alunos voluntários receberam papéis contendo apenas uma forma geométrica, a qual poderia ser um quadrado, um círculo ou um triângulo, sendo que elas representariam, respectivamente, sífilis, saúde plena e HIV, sem saber, contudo, o significado das formas. Ao som de uma música, os alunos dançaram e trocaram as formas entre si a cada pausa da música. Ao final, foram informados de que cada pausa representava uma relação sexual sem proteção e qual o significado de cada forma geométrica. Diante das perguntas enviadas pelos alunos da escola, foi notável – pela simplicidade e inocência delas – o pouco contato com assuntos relacionados à sexualidade e ISTs. Durante as atividades, houve um crescente engajamento dos alunos, demonstrando interesse pelos assuntos abordados, ao mesmo tempo em que se sentiram mais confortáveis para questionar e trocar experiências entre si, algo que é fulcral para construção do conhecimento e passo inicial para conscientização da prevenção de ISTs.


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