PROJETO PIRACEMA - NATAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PROJETO EXTENSIONISTA DA UNISC

Gabriela Winkelmann de Macedo, Luisa Lunardi Panatieri, Heloisa Elesbão, Sandra Mara Mayer, Laudemiro Volmar da Cunha Trindade

Resumo


PROJETO PIRACEMA – Natação para Pessoas com Deficiência: Projeto Extensionista da UNISCSandra Mara Mayer – CoordenadoraLaudemiro Volmar da Cunha Trindade – Orientador Gabriela Winkelmann de Macedo – Bolsista PROBEX Luísa Lunardi Panatieri – Bolsista PROBEX Heloisa Elesbão – Bolsista PROBAE Dentro de uma filosofia em que se fundamental os direitos humanos é evidente que todos devem ter as mesmas oportunidades de aprender e de desenvolver as suas capacidades para capacidades para assim alcançar a independência social e econômica, bem como poder integrar-se à vida comunitária. Esse trabalho visa relatar um projeto de cunho extensionista da Universidade de Santa Cruz do Sul, que acontece desde 1984, desenvolvido com alunos da APAE. O objetivo deste projeto é proporcionar, as pessoas com deficiência, a oportunidade de desenvolver atividades de lazer, aumentando o repertório de experiências e atitudes no meio aquático, conhecendo assim suas limitações e potencialidades, através das atividades lúdicas aquáticas. Dentro das Patologias dos participantes do Projeto, quatro apresentam Síndrome de Down, cinco apresentam Paralisia Cerebral, um apresenta Síndrome do Cromossomo 18, três apresentam Mielomeningocele, quatorze apresentam Deficiência Mental e um apresenta Autismo. O projeto atende 28 alunos, que são divididos em três turmas conforme a idade e comprometimento psicomotor. As aulas são realizadas segundas, quartas e sextas – feiras com duração de cinquenta minutos, no período de março a dezembro. A primeira turma é das 8h às 9h onde participam alunos que já tem certa independência na água. A segunda turma ocorre das 9h às 10h, onde os alunos estão iniciando os nados. A terceira turma inicia às 10h e termina às 11h, onde os participantes são crianças acompanhadas pelos pais. Foi possível observar que as atividades do projeto foram estudadas e planejadas observando as limitações dos alunos e buscando uma melhor adaptação dos mesmos ao meio líquido. Dessa forma, os participantes demonstram-se entusiasmados e incentivados a participar das aulas e realizar as atividades. Foram utilizados diferentes materiais, métodos e exercícios, de maneira a diversificar cada aula, o que mostrou boa receptividade dos participantes que, demonstraram-se incentivados à participação. Conclui-se que as atividades aquáticas para pessoas com deficiência contribuem na formação social do indivíduo e no desenvolvimento de suas habilidades motoras e cognitivas. Dessa forma, o projeto se faz de extrema relevância para a comunidade e para os profissionais que atuarão nesta área de conhecimento, servindo como atividade de lazer, que possibilitem tornarem-se cidadãos de uma sociedade inclusiva.
Palavras chaves: pessoa com deficiência, atividades lúdicas, atividades aquáticas Área preferencial: Ciências Biológicas e da Saúde

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