MOTIVAÇÃO PARA ADESÃO E PERMANÊNCIA EM ACADEMIA DE GINÁSTICA: UM OLHAR SOBRE ESSES FATORES NA PRÁTICA DIÁRIA DA TERCEIRA IDADE.

Henrique Morais Goettert, Caio Luiz Nunes, Oli Jurandir Limberger, Luiza Rafaela da Fontoura Rodrigues

Resumo


Nas estações mais quentes do ano, a adesão às academias de ginástica é muito acentuada, mas muitos se desmotivam e não permanecem por muito tempo. O exercício regular nas academias promove a perda de gordura corporal, aumenta a força muscular e melhora a aptidão aeróbica. Na terceira idade, as pessoas já aposentadas possuem mais tempo para essa prática e como eles percebem os fatores motivacionais durante os treinamentos diários? Como atrair a terceira idade para as academias? Os idosos que se exercitam constantemente dormem melhor, são menos vulneráveis a doenças virais, possuem melhor qualidade de vida e desenvolvem melhor a independência. O objetivo desta pesquisa é identificar o grau de motivação para adesão e permanência em academia de ginástica na terceira idade, enquanto prática diária. A pesquisa foi realizada com 08 integrantes do sexo feminino com idades entre 55 e 71 anos, sendo a média de 62,1 anos. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário padronizado por Meneguzzi e Voser (2011), com seis fatores de motivação. Para cada um dos 6 fatores listados, foi atribuído um grau de importância com valores de 1 a 5, conforme o grau de importância descrito pela prática do dia a dia, sendo desde nada importante (NI), pouco importante (PI), importante (I), muito importante (MI) e extremamente importante (EI), esse último com grau 5. Os dados foram tratados através de inferência percentual. Quanto ao grau de prioridade dos fatores motivacionais, conforme ocorre na prática da academia, dois itens (condicionamento físico / melhora da performance e o item saúde / reabilitação física, prevenção de doenças e qualidade de vida) foram avaliados como mais importantes, com 50,0%. A reabilitação ficou em terceira prioridade com 37,5%. A redução da ansiedade, estresse (questões psicológicas) ficou em quarto grau de prioridade com 50,0%. A integração social (estar com meus amigos / fazer novas amizades) ficou em penúltima prioridade com 50,0% e a estética como última prioridade com 66,6%. Sabe-se que além de bom trato para lidar com o público da melhor idade, o educador físico precisará desenvolver programas de treinamento adequados às condições e limitações dos idosos, priorizando aspectos como o fortalecimento muscular e o ganho de flexibilidade. Conclui-se que os fatores motivacionais considerados com grau de EI também foram as prioridades dos motivos de adesão às academias, apresentado em outro estudo, sendo: a) condicionamento físico / melhora da performance; b) saúde / reabilitação física, prevenção de doenças e qualidade de vida; c) reabilitação. A estética que foi classificada como fator motivacional I, ficou como último grau de prioridade no dia a dia da academia.

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