EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA CRUZ DO SUL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Tatiele Mallmann, Luisa Gelsdorf, Luiza Brum Porto, Náthalie da Costa, Cassiano de Mattos Marques, Diana Maria Pigatto Cocco, Eliza Noêmia Alves Koch, Ieda Cristina Moriel, Angela Cristina Ferreira da Silva, Lisiane Lisboa Carvalho

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET  Saúde Gradua-SUS desenvolve atividades na comunidade em que está inserido. As diretrizes do SUS mostram a necessidade de que no meio acadêmico o aluno seja inserido na realidade local da população e dos serviços de saúde. Com isso, o grupo da Estratégia de Saúde da Família do bairro Santa Vitória (ESF Cristal), buscou desde o início de suas atividades reconhecer eventuais situações-problemas em saúde para poder intervir e promover saúde. O grande número de gestação na adolescência do bairro motivou o grupo a trabalhar com o tema de educação sexual na Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, localizada no bairro. Busca-se, assim, refletir sobre a importância e os resultados de realizar as atividades sobre educação sexual na EMEF Harmonia pelo grupo PET-Cristal. Atualmente, os adolescentes iniciam mais cedo as atividades sexuais, estando envolvidos com comportamentos de risco para saúde, como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gestação na adolescência. Nesse sentido, ações em saúde relacionadas com a prevenção de tais problemas devem ser implementadas na comunidade em forma de educação e promoção de saúde. Portanto, resolveu-se trabalhar com este tema dentro da escola EMEF Harmonia, com alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental. O ano escolar que foi eleito para ser trabalhado teve o aval da direção da escola, assim como os principais temas a serem abordados. Foram 6 encontros que tiveram uma sequência de informação e necessidade, distribuídos de forma interligada. No primeiro encontro, foi solicitado aos escolares que escrevessem suas dúvidas sobre a temática e assim foi possível construir um panorama das atividades a serem desenvolvidas. Os temas trabalhados foram: Gênero; anatomia masculina e feminina; a gestação na adolescência; e ISTs. Com os temas foi possível discutir o paradigma que existe de que sexo é igual a sexualidade, desconstruindo o conceito de que a sexualidade está ligada ao órgão sexual. Trabalhou-se o empoderamento feminino, mostrando saídas para além da gestação e discutiu-se quais os modos e métodos anticonceptivos, a idade certa e o porquê ter uma relação sexual saudável. O tema sobre as ISTs (Clamídia, Gonorreia, Sífilis, HPV, HIV/AIDS e Hepatites Virais), desencadeou espanto por parte dos escolares, mostrando que muitos não conhecem o verdadeiro risco de uma relação sexual desprotegida. Com isso, foi debatido a forma de contaminação, manifestações das doenças e prevenção. Como bolsistas de um projeto de ensino, baseado no trabalho, entende-se que as atividades a serem desenvolvidas precisam estar em sintonia com as demandas da comunidade, através de práticas que trabalhem os atributos essenciais da atenção primária de saúde. Portanto, trabalhar com promoção e educação em saúde é o primeiro passo na intervenção de uma problemática que existe nesta comunidade. Sendo a gravidez na adolescência um problema de saúde pública muito prevalente na comunidade do ESF Cristal, e as ISTs estarem sempre incidentes, o tema foi de fundamental importância para os adolescentes que vivem em tal contexto, além de enriquecer a formação acadêmica/profissional dos acadêmicos envolvidos neste trabalho na comunidade do ESF Cristal.


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