EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA CRUZ DO SUL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde Gradua-SUS desenvolve atividades na comunidade em que está inserido. As diretrizes do SUS mostram a necessidade de que no meio acadêmico o aluno seja inserido na realidade local da população e dos serviços de saúde. Com isso, o grupo da Estratégia de Saúde da Família do bairro Santa Vitória (ESF Cristal), buscou desde o início de suas atividades reconhecer eventuais situações-problemas em saúde para poder intervir e promover saúde. O grande número de gestação na adolescência do bairro motivou o grupo a trabalhar com o tema de educação sexual na Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, localizada no bairro. Busca-se, assim, refletir sobre a importância e os resultados de realizar as atividades sobre educação sexual na EMEF Harmonia pelo grupo PET-Cristal. Atualmente, os adolescentes iniciam mais cedo as atividades sexuais, estando envolvidos com comportamentos de risco para saúde, como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gestação na adolescência. Nesse sentido, ações em saúde relacionadas com a prevenção de tais problemas devem ser implementadas na comunidade em forma de educação e promoção de saúde. Portanto, resolveu-se trabalhar com este tema dentro da escola EMEF Harmonia, com alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental. O ano escolar que foi eleito para ser trabalhado teve o aval da direção da escola, assim como os principais temas a serem abordados. Foram 6 encontros que tiveram uma sequência de informação e necessidade, distribuídos de forma interligada. No primeiro encontro, foi solicitado aos escolares que escrevessem suas dúvidas sobre a temática e assim foi possível construir um panorama das atividades a serem desenvolvidas. Os temas trabalhados foram: Gênero; anatomia masculina e feminina; a gestação na adolescência; e ISTs. Com os temas foi possível discutir o paradigma que existe de que sexo é igual a sexualidade, desconstruindo o conceito de que a sexualidade está ligada ao órgão sexual. Trabalhou-se o empoderamento feminino, mostrando saídas para além da gestação e discutiu-se quais os modos e métodos anticonceptivos, a idade certa e o porquê ter uma relação sexual saudável. O tema sobre as ISTs (Clamídia, Gonorreia, Sífilis, HPV, HIV/AIDS e Hepatites Virais), desencadeou espanto por parte dos escolares, mostrando que muitos não conhecem o verdadeiro risco de uma relação sexual desprotegida. Com isso, foi debatido a forma de contaminação, manifestações das doenças e prevenção. Como bolsistas de um projeto de ensino, baseado no trabalho, entende-se que as atividades a serem desenvolvidas precisam estar em sintonia com as demandas da comunidade, através de práticas que trabalhem os atributos essenciais da atenção primária de saúde. Portanto, trabalhar com promoção e educação em saúde é o primeiro passo na intervenção de uma problemática que existe nesta comunidade. Sendo a gravidez na adolescência um problema de saúde pública muito prevalente na comunidade do ESF Cristal, e as ISTs estarem sempre incidentes, o tema foi de fundamental importância para os adolescentes que vivem em tal contexto, além de enriquecer a formação acadêmica/profissional dos acadêmicos envolvidos neste trabalho na comunidade do ESF Cristal.
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