RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET GRADUASUS ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DAS FICHAS DE NOTIFICAÇÃO E EXAMES DO SETOR DE HEPATITES VIRAIS DO CEMAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Natália Rocha de Morais, Bruno Furini Puton, Júlia Wernz Roos, Thairine Karina Schiefelbein, Jackson Caldas Wittmann, Felipe Barbosa Busnello, Raquel Emmel Lopes, Luciana Ruschel de Alcântara, Simone Werlang, Ana Zoé Schilling

Resumo


O Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (CEMAS) realiza acolhimento, testagem, diagnóstico e tratamento de pessoas expostas ao risco de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Há, nesse serviço, um setor específico para assistência aos pacientes com hepatites virais. Esse espaço, organiza a documentação dos pacientes por ano de notificação da doença, dificultando o acesso imediato aos documentos. Os bolsistas do PET Gradua-SUS realizaram uma reorganização desses documentos, com o intuito de facilitar o acesso. Diante disso, um ambiente organizado e sistematizado auxilia no bom andamento do trabalho, além do ganho de tempo para a realização de outras tarefas importantes. Busca-se, então, evidenciar a importância de se ter um ambiente bem organizado como ferramenta na assistência ao usuário da rede de saúde. Este estudo trata-se de um relato de experiência acerca das vivências dos bolsistas do PET Gradua-SUS, a partir de um trabalho de reorganização das fichas de notificação e dos exames dos indivíduos diagnosticados com hepatites (A, B e C) nos anos de 1995 a 2017, realizado no Centro Municipal de Atendimento à Sorologia de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Ao final da reorganização, verificou-se a necessidade de se ter um ambiente organizado e prático, proporcionando ganho de tempo, melhor qualidade do atendimento, simplicidade de entendimento da história clínica e terapêutica do paciente, facilidade em realizar um relatório/atestado e possibilidade de coleta de dados para análises epidemiológicas. A ordem é um dos principais componentes para se alcançar bons resultados, já que interfere em outras variáveis, como melhor aproveitamento do tempo, assim como melhor divisão de tarefas entre os componentes da equipe. Dentro do processo de trabalho, a sistematização dos documentos colabora com o trabalho em conjunto, facilitando a comunicação entre diferentes profissionais que atendem àqueles pacientes. Entretanto, para que a comunicação seja efetiva, as fichas e exames devem estar sempre disponíveis dentro da unidade e as pessoas que os manuseiam devem estar atentas a sua confecção e conservação. Algumas das vantagens incluem padronização dos métodos de arquivamento, facilidade, agilidade e eliminação de eventuais dificuldades nas consultas aos documentos, bem como segurança e preservação. Os documentos ficavam armazenados em pastas por ano, o que dificultava o rápido acesso pelo profissional. A reorganização do espaço, possibilitou o rápido acesso aos documentos, os quais encontram-se dispostos em arquivos e classificados por números, facilitando assim a inclusão de novos pacientes e um acesso mais rápido e prático. Se a organização for adequada e correta, haverá certa padronização. Os documentos serão identificados rapidamente, não haverá dificuldades para localizá-los, será gerada uma economia de tempo, tanto de encontrar o que é preciso, quanto de agilizar todo o processo em relação ao atendimento do paciente, evitando, além disso, possíveis perdas dos arquivos.


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