MOTIVAÇÃO: UMA PESQUISA SOBRE A SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO HOTEL RECANTO DO IMPERADOR

Karen Adriane Oliveira dos Santos, Maribel Fatima Gerhard

Resumo


A motivação está intimamente ligada a forças provenientes do interior de uma pessoa. É responsável pelo direcionamento, intensidade e persistência dos esforços de uma pessoa. É o processo pelo qual os funcionários traduzem seu capital humano em ações que resultem na conquista dos objetivos organizacionais de acordo com Robbins. O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos colaboradores referente ao grau de satisfação no Hotel Recanto do Imperador, identificando os aspectos relacionados ao clima organizacional que influenciam a motivação da equipe de trabalho, bem como os aspectos que não agradam a eles e que acabam sendo fatores desmotivadores. Em um primeiro momento, o estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa bibliográfica relacionada ao tema, envolvendo conceitos como o de gestão de pessoas, o comportamento humano nas organizações, conceitos de motivação, recompensas intrínsecas e extrínsecas e a relação delas com a motivação, liderança, clima e comprometimento organizacional. Após foi realizada uma pesquisa através da abordagem qualiquantitativa, com entrevista semiestruturada com a gerente do hotel, no intuito de identificar o ponto de vista da empresa em relação à motivação dos funcionários e através de um questionário fechado, referente ao grau de satisfação e motivação dos colaboradores da empresa. Diante da apresentação dos resultados da pesquisa, foi possível identificar que os principais fatores que impactam positivamente na satisfação e motivação dos funcionários são o ambiente e clima agradáveis, remuneração justa, prazer em realizar as tarefas, clareza sobre as regras e procedimentos para executar as atividades, satisfação em relação à supervisão sobre o trabalho realizado, receber elogios e incentivos pela execução do trabalho, o interesse dos gestores pelo bem-estar dos funcionários. No entanto, percebeu-se que alguns aspectos que poderiam ser motivadores não são bem trabalhados no hotel, tais como o relacionamento com a chefia, a maneira de tratamento dada pela administração para conflitos, queixas, problemas ou reclamações, a cooperação entre os colegas de trabalho, segurança quanto à permanência na empresa, receptividade à sugestões de mudanças, feedback sobre o trabalho, esgotamento no trabalho, reconhecimento da importância do trabalho, oportunidade de aplicar conhecimentos, interesse na execução das atividades e oportunidade de desenvolvimento profissional. Sendo assim, foi possível apontar sugestões de melhorias para a organização, a fim de contribuir positivamente com a motivação dos funcionários, propiciando um melhor funcionamento da empresa e, consequentemente, melhores resultados.   

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