RESGATE DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO PROJETO EQUOTERAPIA DO CTG CANDEEIRO DA AMIZADE
Resumo
No primeiro semestre de 2017, foi realizado o Projeto Experimental em Relações Públicas junto ao Departamento de Equoterapia do CTG Candeeiro da Amizade de Vera Cruz, RS. O projeto existe há mais de 11 anos e abrange o Vale do Rio Pardo, auxiliando crianças, adultos e idosos com algum tipo de deficiência neurológica e/ou motora a desenvolver força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, através da equoterapia. Atua no município de forma totalmente gratuita, abrangendo cerca de 35 praticantes e envolvendo cerca de 20 voluntários. Assim como muitas organizações sem sua memória institucional constituída, o departamento de equoterapia do CTG Candeeiro da Amizade não registrou, de forma oficial, os serviços oferecidos e as ações realizadas ao longo dos anos em nenhum local, com exceção da memória dos envolvidos com a causa e as páginas do Jornal local. Desta forma, as acadêmicas encontraram no departamento a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade, auxiliando a organização a fazer o resgate de sua história e promovendo a integração dos públicos com a entidade. Para tal feito, buscaram compreender a história do Projeto Equoterapia através dos coordenadores e fundadores; Materializar a memória institucional através da produção de um livreto e documentário; Integrar os públicos do projeto, promovendo um momento de confraternização entre os participantes e familiares num evento de lançamento do material produzido através deste plano de comunicação. A partir da construção do diagnóstico da organização e do embasamento teórico obtido através de pesquisa, utilizaram os diversos meios da Comunicação Social para abranger as necessidades da organização escolhida. Ações desenvolvidas foram a produção do documentário sobre a história da organização (32 minutos de duração), a criação da identidade visual do Departamento, o desenvolvimento do site para a divulgação da Equoterapia e o planejamento do evento de lançamento com a mostra dos materiais que produziram ao longo do semestre. Diante das ações realizadas, as acadêmicas acreditam ter contribuído de forma positiva com a organização escolhida, pois atingiram os objetivos gerais e específicos estipulados. E também, com base nos resultados obtidos e nas avaliações feitas pelos coordenadores do Projeto, as estudantes consideram ter concluído todas as ações propostas para a disciplina com a certeza de que contribuíram com a organização; e a atividade desenvolvida contribuiu com o crescimento pessoal e profissional de cada uma delas.
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