ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO AO CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO A AGROECOLOGIA (CAPA)

Ítalo Jardim Corrêa, Ana Carolina Schwengber, Ana Carolina Beling, Elisa Adolfo Baumhardt, Ângela Cristina Trevisan Felippi, Cristiane Lindemann

Resumo


A Assessoria de Comunicação no Centro de Apoio e Promoção a Agroecologia (CAPA) consiste em promover ações de comunicação direcionadas à mídia regional do Vale do Rio Pardo, Taquari e Jacuí e aos públicos relacionados ao CAPA - Núcleo de Santa Cruz do Sul. Objetiva sanar as deficiências de comunicação da organização não governamental que atua na promoção da Agroecologia, do cooperativismo e da agricultura familiar. Ainda, divulga e apoia a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas (Ecovale), ligada ao CAPA, que produz alimentos ecológicos e os comercializa em feiras e na loja da cooperativa localizada em Santa Cruz do Sul. A comunicação da ONG e da cooperativa, antes da existência do projeto, iniciado em 2014, não recebia o devido planejamento, por falta de recursos financeiros e humanos. Em 2017, o projeto tem três bolsistas de Comunicação Social – Jornalismo, Relações Públicas e de Fotografia -, que são monitoradas pelas professoras coordenadora e colaboradora, e atuam em diálogo com os técnicos do CAPA. Têm-se duas constantes preocupações: a divulgação das causas que movem a ONG e dos produtos ecológicos produzidos pelas famílias de agricultores, comercializados na loja e em feiras orgânicas. Uma série de canais próprios de comunicação foram criados, como uma fanpage e um blog, onde são publicadas informações sobre as ações da entidades, sobre a Agroecologia e demais temas relacionados. Da mesma forma, o projeto alimenta com notícias e reportagens o jornal e o site institucional da rede CAPA, editados pelos cinco núcleos do CAPA no Brasil. Ainda, há a produção rotineira de notícias, sugestões de pauta e fontes para a imprensa regional.Outro trabalho das bolsistas são ações comemorativas em datas especiais, sendo neste ano realizadas na Páscoa e na 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos junto aos clientes da loja e feiras. A manutenção do serviço de clipagem das notícias publicadas na mídia sobre as duas organizações também é realizada. As ações de 2017 estão pautadas por um planejamento de comunicação elaborado por uma das bolsistas, reforçando a continuidade de ações criadas em anos anteriores, propondo-se novas em consonância com a equipe do CAPA e Ecovale. A ampliação das atividades de interação com o público foi um dos pontos presentes no plano de comunicação, usando, especialmente, as redes sociais, cuja fanpage ganhará este ano nova identidade visual e novo posicionamento. Outras ações desenhadas pelo plano de comunicação para o ano e que estão em curso são:uma exposição de fotografias da história do CAPA, uma cartilha informativa sobre a ONG, um mailing list dos clientes da loja e das feiras e uma sensibilização junto aos jornalistas da imprensa regional.Além das ações de rotina, são desenvolvidos produtos de comunicação específicos decorrentes das demandas do período e buscados apoiadores para a divulgação do CAPA e da Ecovale. Em 2017, foi produzida uma cartilha sobre erva-mate ecológica produzida por famílias ligadas à Ecovale, visando a divulgação do produto erva-mate e memória desta prática. A cartilha foi realizada por uma estudante de Jornalismo da UNISC, como atividade curricular de estágio de graduação.

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