20 ANOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS UNISC: UMA HISTÓRIA CRIADA COM VOCÊ

Michele de Cassia Vargas Lisboa, Maicon Douglas Rosa da Silva, Grazielle Betina Brandt

Resumo


“20 anos de Relações Públicas Unisc: Uma história criada com você” é um produto de comunicação institucional audiovisual, desenvolvido e apresentado à disciplina de Oficina em Redação IV, em 2016. Foi elaborado para comemorar o marco dos 20 anos do curso de Relações Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul. O seu intuito se resume em identificar e reconhecer os estudantes como parte fundamental para a construção da história do curso, valorizar e resgatar a história já construída, como também colocar em evidência os sujeitos e as práticas diárias que a constroem. Nessa perspectiva, buscamos desenvolver identificação por parte do público, reconhecendo-o como parte fundamental para a construção da história e posteriormente da memória do Curso de Relações Públicas. Em um primeiro momento, vivenciamos a celebração de duas décadas de uma história de sucesso da habilitação com mais de uma centena de profissionais formados pela instituição. Já em outro aspecto, acompanhamos um divisor de águas, que é a implementação da nova matriz curricular, na qual o curso de Relações Públicas se desvincula ao de Comunicação Social, tornando-se uma graduação independente. Para desenvolver o vídeo, além dos estudos bibliográficos, foi efetuada uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de abordagem entrevistas com alunos, professores e coordenadores do curso, para a coleta de dados e informações sobre os egressos, discentes, história e memória do curso. Após as pesquisas de história, memória e público, foi elaborado o briefing do vídeo institucional para organizar as informações coletadas, objetivando identificar um gancho ou ideia básica para nortear posteriormente a construção do roteiro do material audiovisual. O roteiro foi organizado em duas colunas, contendo uma sequência de vídeo e áudio, valorizando uma linguagem de fácil compreensão, que evidenciasse os valores do curso e os sentimentos envolvidos nesse marco de 20 anos. A etapa seguinte foram as gravações, realizadas no período compreendido entre 3 de outubro a 17 de novembro. Foram utilizados para captura das imagens câmeras filmadoras de resolução 5D e tripé. Para a narração do vídeo institucional, convidamos uma acadêmica do curso, alinhando assim a voz com o objetivo de valorizar os estudantes do curso nas atividades do trabalho. O produto final após as edições com o software Adobe Premiere, tem duração de 1’24” e conta com a presença de 10 acadêmicos do curso em primeiro plano, como atores em diversas situações como vivência acadêmica, mercado de trabalho ou nos projetos de vida profissionais, contou ainda com a presença das professoras de RP. O resultado desse produto audiovisual foi compatível com os objetivos propostos, uma vez que o público-alvo deste se sentiu representado e identificado com o vídeo, e se reconheceu como parte da história e memória do curso de RP. Ainda é possível afirmar que o vídeo alcançou uma abrangência maior de público do que era esperado, uma vez que foi visualizado por 1.217 pessoas e recebeu 51 interações como curtidas e compartilhamentos em um período de cinco dias. Pela ótica dos seus produtores e enquanto futuros profissionais das Relações Públicas, trabalhar a memória e a história de uma instituição revela não somente documentos, mas revela pessoas, sentimentos e expectativas. Saber aliar todos esses critérios com a cultura organizacional é um desafio árduo, porém, gratificante.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.