A CONCEPÇÃO DE ADOLESCENTES ESCOLARES ACERCA DA MASCULINIDADE

Natália Sulzbach, Marcia de Bastos Braatz, Gabriela Kniphoff Kroth, Fabiane Friedrich Schütz

Resumo


O presente trabalho visa identificar a concepção de masculinidade para adolescentes do sexo masculino. Historicamente, a construção da masculinidade está atrelada ao tecido social e cultural em que o fenômeno ocorre. Desde o nascimento, o homem é condicionado à cultura, de forma que a masculinidade se constitui e toma dimensões de validação social e identificatórias. Este processo dá-se de maneira gradual e passa por uma fase de validação diretamente ligada à adolescência. Esta fase é pautada por diversas transformações, desde a esfera fisiológica/anatômica, até as psicológicas e sociais. O adolescente constrói sua identidade descobrindo e vivenciando o que é ser e sentir-se adolescente, além de se deparar com diversas novas experiências em relação à sexualidade, o que inclui a construção da identidade de gênero. O objetivo geral do trabalho é identificar a concepção de masculinidade existente entre os adolescentes de 15 a 17 anos do município de Santa Cruz do Sul. Para isso, serão verificadas as características atribuídas ao gênero masculino a partir de seus discursos e assim se compreenderá como se dá o processo de legitimação da masculinidade. Os participantes da pesquisa serão, aproximadamente, 20 adolescentes do sexo masculino de 15 a 17 anos de escolas públicas e privadas o município de Santa Cruz do Sul, que aceitarem o convite de participar da pesquisa. O estudo é qualitativo e utiliza a metodologia hermenêutica, que considera o conhecimento ligado à compreensão subjetiva dos acontecimentos e ao contexto histórico no qual eles ocorrem. Assim, o método fenomenológico-hermenêutico requer que o fenômeno seja estudado através da interpretação do discurso. Serão respeitados os cuidados éticos previstos nas resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, de forma que somente após a devida autorização das escolas, dos adolescentes e de seus responsáveis, será iniciada a coleta dos dados. Os Estudos de Gênero foram escolhidos como paradigma e estratégia para nortear o trabalho, tendo em vista que visam compreender as relações de gênero, bem como se dá a construção de feminilidades e masculinidades. Elegeu-se a técnica de Grupo Focal como instrumento de pesquisa, estimando que se construam três grupos com os participantes.  Esta técnica permite que eles discursem, possibilitando um espaço de debate e troca de experiências. Serão utilizadas perguntas disparadoras para problematizar o assunto. Para a análise dos dados produzidos nesta pesquisa faremos a transcrição do conteúdo abordado no grupo focal. Para a análise desse conteúdo utilizaremos a metodologia de Análise de Conteúdo, que objetiva descrever o conteúdo do discurso, entendendo as diversas dimensões que o compõe.  Os resultados são parciais, visto que a pesquisa ainda está em andamento. 


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