RACISMO NOS DESENHOS ANIMADOS: CARTILHA DE AUXÍLIO AOS PROFESSORES

Camila Isabel Reinke, Marieli Elena Müller, Mozart Linhares da Silva

Resumo


O ensino de história é fundamental para o conhecimento do ser humano no tempo e no espaço, por conseguinte ensinar é uma tarefa complexa no qual o docente deve utilizar diversos recursos e meios para auxiliar os alunos, fazendo com que eles tenham gosto pela disciplina, pois a escola é um lugar de descobertas e significados. Pensando nisso, apresentamos um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Subprojeto de História do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) – UNISC, cujo tema norteador é constituído pelo racismo e pelas relações raciais no Brasil. Desenvolvemos uma Cartilha sobre “Racismo nos Desenhos Animados” que deverá servir de material de auxílio aos professores no ensino básico. Durante os encontros semanais do Subprojeto Pibid de História, com o auxílio do professor-coordenador, de textos de apoio e palestras sobre racismo, decidimos pesquisar como o racismo se manifestou nos desenhos animados nos anos 1930-1960, pois entendemos que estas animações são importantes na construção do imaginário social, sobretudo na infância. A partir de então elaboramos um texto referente ao assunto, do qual produzimos uma Cartilha para os docentes utilizarem em sala de aula como ferramenta de aprendizagem. A Cartilha tem como contexto o racismo manifestado nos desenhos animados das décadas de 1930 e 1960, período anterior às políticas de combate ao racismo nos EUA e Brasil, onde é possível identificar os estereótipos étnico-raciais que ainda se fazem presentes em nossa sociedade. Esses desenhos animados de forte teor racista foram criticados e banidos nos anos 1970, mas, no Brasil, seguiram por muito tempo na programação televisiva. Essas animações foram produzidas no contexto segregacionista norte-americano, no qual os negros e outras etnias eram consideradas como inferiores. Somente depois do conhecimento das atrocidades nazistas, o combate ao racismo e às discriminações estimularam os movimentos dos direitos civis entre os estadunidenses, com mobilizações políticas em defesa dos negros e em apoio à independência das antigas colônias europeias na África e na Ásia, além da luta pela efetividade dos Direitos Humanos, como explicitado na Declaração de 1948. Após os anos 1970, essas animações que antes eram aceitas e vistas com naturalidade foram consideradas politicamente incorretas e ofensivas. Com o objetivo de contribuir com o entendimento do racismo e suas manifestações é que propomos a construção das Cartilhas como recurso didático, que foram entregues nas escolas das quais os pibidianos de História participam. Na Cartilha há um “QR CODE”, que é um código de barras que facilmente pode ser “escaneado” pelo celular, que dá acesso ao texto principal e detalhado sobre o tema. Dessa maneira, procuramos contribuir com os professores em suas estratégias de aprendizagem e assim realizarem diversas atividades com os discentes, despertando a criatividade e curiosidade dos alunos sobre tema tão importante. Concluímos que a Cartilha é um recurso didático eficiente que pode contribuir para estimular os alunos a discutir determinadas temáticas, como o racismo, utilizando recursos das tecnologias de informação, imagens e textos de forma integrada, o que esperamos, faça desse material didático um recurso para aprendizagem mais eficaz. 


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