HISTÓRIA E A INTERDISCIPLINARIDADE NAS SERIES INICIAIS
Resumo
A disciplina de história nos últimos anos tem aumentado o debate sobre a interdisciplinaridade. O Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID), proporciona colocar em prática essas discussões. É possível notar também que ao utilizar o método da transposição didática (CHEVALLARD 1991), possibilita uma adaptação do conteúdo acadêmico para o escolar. Os conhecimentos a respeito do meio ambiente, ganham cada vez mais espaço na escola, havendo uma maior preocupação sobre eles. A monitoria aconteceu na Escola de Ensino Médio Santa Cruz, localizada na área urbana de Santa Cruz do Sul. A turma onde se realizou o trabalho foi a do primeiro ano dos anos iniciais, com crianças de 6 e 7 anos, no período de 16 março até 13 de julho do ano de 2017. O objetivo da presente comunicação é relatar um processo de construção de conhecimento sobre a temática do meio ambiente com alunos dos anos iniciais. A metodologia utilizada foi a de aula expositiva dialogada (BITTENCOURT, 2005), com utilização de vídeos e imagens para abordar o conteúdo (utilizando o Datashow móvel da escola). Dialogando sempre com a professora titular, foi sugerido que em todas as atividades precisariam ter um produto final, visto que apenas o conteúdo pode ficar abstrato para os alunos dessa idade. Uma das atividades desenvolvidas constitui-se na conscientização sobre a separação do lixo, levando um desenho com lixeiras em branco, onde o bolsista lia em conjunto o nome que aparecia em cada lixeira, (é importante salientar, que os alunos estão em processo de alfabetização), havendo uma discussão sobre as cores das lixeiras e os materiais que deveriam ser descartados em cada uma delas. Uma outra atividade aconteceu abordando a fauna brasileira, mostrando animais em extinção, pela intervenção dos seres humanos, e as consequências para a cadeia alimentar. Os resultados apresentados pela monitoria incluem a construção de uma pasta para o Pibid História, onde ficam arquivados os trabalhos feitos nas atividades (desenhos e pinturas relacionados com o assunto), e também a elaboração de um cartaz sobre o aquecimento global, que apresentavam dois lados, um de o que não se deve fazer, apresentando consequências do mau uso dos recursos naturais, e outro abordando medidas que possibilitam a preservação do ambiente, mostrando resultados ecológicos para a sociedade e a natureza. Observou-se que a partir das atividades desenvolvidas na monitoria, os alunos do primeiro ano apresentaram uma mudança significativa de comportamento em relação ao meio ambiente, demonstrando cuidado ao separar o lixo não apenas na escola, mas também em suas casas, relatando sempre com satisfação quando os familiares seguiam o que eles haviam aprendido no ambiente escolar.
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