DOCÊNCIA ASSISTIDA: ATIVIDADES E POSSIBILIDADES

Angela Cristine Schulz, Helga Hass, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul, possibilita diversos aprendizados e experiências na formação acadêmica às/aos bolsistas que fazem parte do programa. Nessa perspectiva, estou realizando a docência assistida na turma de 1º ano dos anos iniciais da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Kliemann, desde junho de 2017. Assim, objetiva-se auxiliar os/as alunos/as no processo de letramento e alfabetização, para que sejam capazes de construir seu conhecimento com autonomia e criatividade. As atividades são realizadas semanalmente, às terças-feiras, à tarde. A turma está na fase de alfabetização, por isso, iniciamos com um projeto de escrita do próprio nome e atividades matemáticas com o reconhecimento dos números, soma e resultados. Recortamos as letras do nome de revistas e escrevemos à mão ao lado do recorte. Feito isso, cada um desenhou-se ao lado de seu nome. Para instigar a curiosidade e o conhecimento, realizamos diversas problematizações que foram sendo respondidas no coletivo: quantas letras têm seu nome? Quantas vezes abro a boquinha para falar meu nome? Iniciamos a atividade coletivamente e, após, em duplas. Outra atividade proposta foi a escrita do nome utilizando jogos de letras em madeira e atividade de caça palavras. Após formar o nome de cada colega, com as peças em madeira, registrávamos a lista dos nomes da turma no caderno. Para finalizar, colocamos os nomes em ordem alfabética. Destacamos que este jogo em madeira esteve presente em várias dinâmicas planejadas durante este período. Nessa perspectiva, pretendemos dar continuidade ao projeto a partir de rodas cantadas, palavras cruzadas, jogos de memória e de interação na turma. O nome é a primeira palavra com significado que se estabelece para a criança. Assim, buscamos fortalecer e reafirmar essa ideia no projeto. Durante este período, percebemos o avanço de algumas crianças, principalmente em correlação a estabilidade e sequência das palavras, a diferenciação da escrita do seu nome com os/as dos/das colegas. A docência assistida possibilita experienciar e registrar vivências cotidianas, que são de extrema valia para a formação. Nesses meses, pude refletir sobre o fazer docente e me refazer para alcançar práticas possíveis dentro da sala de aula. É através desta expectativa que acreditamos que o/a professor/a é aquele/a que provoca, desafia e mobiliza a criança a interagir com seu espaço, seus colegas e a/o professora/professor educador/a. Cada criança tem seu tempo e seu ritmo, que devem ser respeitados para haver condições de construir seu pensamento com liberdade, criatividade, autonomia, tornando-se sujeito histórico de seu conhecimento.

Palavras-chave: Docência Assistida; Alfabetização; Experiência; Práticas Pedagógicas.

 

Instituição: Unisc – Santa Cruz do Sul/RS


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