ALFABETIZAÇÃO NA DOCÊNCIA ASSISTIDA

Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


ALFABETIZAÇÃO NA DOCÊNCIA ASSISTIDA Merle Andrieli Klein merlekl14@gmail.com Carla Lavínia Pacheco da Rosa lavinia@unisc.br Helga Haas helga@unisc.br INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC possibilita a prática através da docência assistida. As atividades foram realizadas na turma do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio no mês de julho de 2017. OBJETIVOS: Os principais objetivos são pensar, propor e acompanhar as atividades com o professor titular da turma. Desta forma, busca-se que os alunos compreendam o sistema convencional da escrita, visto que, no decorrer das atividades realizadas, foi possível perceber que alguns alunos não estão alfabetizados. METODOLOGIA: As atividades são realizadas semanalmente, às terças-feiras no turno da tarde e foram pensadas e problematizadas nas reuniões do subprojeto, através dos suportes teóricos e práticos relacionados à linguagem estudados no curso. O primeiro procedimento foi uma sondagem para verificar quais as necessidades de aprendizagem da turma e a partir disso, propostas de aprendizagem que poderiam ser planejadas para as intervenções. No segundo encontro foi trabalhada uma atividade na qual os seis alunos que acompanho deveriam identificar as figuras coladas numa folha de papel, escrever seus nomes (se tratavam de objetos) no caderno, e após escrevê-las novamente na folha, colocá-las nas categorias de palavras com 4,5,6 ou 7 letras. No segundo encontro foi trabalhado um texto que continha muitas palavras com NH, que deveriam circular. No terceiro encontro, reuni os 6 alunos com mais necessidades em grupos, lemos um texto, e após fiz, um ditado tirando palavras deste texto. Em seguida, pedi que escrevessem uma frase relacionada ao texto, para assim, pode avaliar o nível de compreensão da escrita que eles estão. RESULTADOS: Foram apenas três encontros de muitos que ainda teremos, mas de grande importância para a minha formação docente. As atividades irão continuar no segundo semestre de 2017 e pretendo desenvolver propostas com materiais concretos e lúdicos e estratégias a partir das conversas com a professora turma e a partir das reuniões semanais do subprojeto. CONCLUSÃO: A docência assistida me possibilitou pensar e avaliar as atividades que propus e nesse sentido, fui desafiada e auxiliei os alunos que precisam de um olhar singular e assim, ir pesquisar materiais, ficar atenta às estratégias da professora titular e àquelas aprendidas no curso. Foi de extrema importância para a minha formação ter o contato com os professores, alunos, suas necessidades de aprendizagem, poder compartilhar ideias com eles e avaliar as atividades realizadas. Palavras-chave: PIBID; alfabetização; docência assistida. Instituição: Universidade de Santa Cruz/UNISC.

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