DOCÊNCIA ASSISTIDA: METODOLOGIA DE PROJETOS
Resumo
DOCÊNCIA ASSISTIDA: METODOLOGIA DE PROJETOS
Larissa Lazzari de Oliveira
larissalazzari@mx2.unisc.br
Carla Lavínia Pacheco da Rosa
lavinia@unisc.br
Helga Haas
helga@unisc.br
INTRODUÇÃO: Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, desenvolvi meu trabalho na modalidade de docência assistida em sala de aula, que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich, no ano de 2017, em uma turma de 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. OBJETIVOS: Identificar as dificuldades específicas em alfabetização e linguagem matemática de cada aluno. Criar situações de atividades significativas na aprendizagem em alfabetização para que os alunos compreendam o sistema convencional da escrita e as questões relacionadas à linguagem matemática. METODOLOGIA: A monitoria é realizada uma vez por semana, nas terças feiras. Primeiramente houve uma sondagem inicial com a turma para entender quais as dificuldades enfrentadas no grande grupo, observei num primeiro momento que a dificuldade maior era para conhecer as letras iniciais e sons de silabas, e na área de matemática, as operações de adição, unidade e dezenas com jogos e atividades que envolvessem esses conteúdos. Diante disso, foram planejadas, junto com a professora titular da turma, atividades diferenciadas, que possibilitaram a construção dos conhecimentos referentes à alfabetização e alfabetização matemática. Foram criados jogos de sílabas e de letras iniciais para jogar coletivamente na sala de aula. Foram trazidas receitas culinárias, cálculos a partir da base 10, e material dourado como ferramentas que pudessem auxiliar para a construção de conhecimentos, através da aplicação do projeto “O Mundo dos Dinossauros”, que envolvia alfabetização em linguagem e matemática. RESULTADOS: Já consigo visualizar o crescimento dos alunos com o passar dos dias, onde eles começaram a apresentar habilidade na hora de jogar os joguinhos e reconhecer as letras e os sons das silabas. Conseguiram visualizar melhor como funcionava as operações de adição, a constituição do número em dezenas e unidades com a utilização de receitas culinárias e dos joguinhos. CONCLUSÃO: Consegui entender que os conhecimentos teóricos e práticas construído na universidade e a prática na sala de aula são questões indissociáveis, ou seja, as teorias são escritas a partir de práticas que foram realizadas e avaliados. Pude aprender também como funciona o dia a dia dentro da sala de aula, e como é importante ter sensibilidade de compreender cada aluno e suas dificuldades e poder avaliar para qualificar o trabalho docente na escola.
Palavras-chave: PIBID; docência assistida; metodologias de projetos.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC
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