LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Aline Ferreira Amancioalineamancio@mx2.unisc.br
Carla Lavínia Pacheco da Rosalavinia@unisc.br
Helga Haashelga@unisc.br
INTRODUÇÃO: Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC-2017, desenvolvemos nosso trabalho na modalidade de Oficina de Aprendizagem, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, com turmas de 2° ano do Ensino Fundamental, no primeiro semestre de 2017. OBJETIVOS: As atividades planejadas objetivaram atender as necessidades dos alunos quanto à aprendizagem escolar. Observei suas dificuldades e proporcionei situações para que construíssem seu conhecimento de forma lúdica. Os jogos são também um dos meus objetivos, visando desenvolver uma maneira prazerosa para a aprendizagem. Procurei ainda planejar momentos nos quais os alunos se tornem construtores de seu próprio conhecimento, auxiliando na confecção dos jogos propostos. METODOLOGIA: As Oficinas são realizadas semanalmente, às terças-feiras, no período da tarde. Utilizando jogos, histórias e brincadeiras, busquei qualificar o domínio da expressão oral e escrita das crianças. As atividades desenvolvidas foram diversificadas, dentre elas: a confecção de crachás com o nome; identificação das letras, tentando escrever outras palavras a partir de letras já conhecidas. Como exemplo, destaco as histórias organizadas através de imagens escolhidas pelas crianças, que deram origem aos livros e as histórias confeccionadas e lidas oralmente. Nas brincadeiras propostas foi possível observar e trabalhar a concentração. Os jogos de números, memória, bingo (números e letras), forca, auxiliaram os alunos na construção de conhecimentos nas áreas das linguagens oral, escrita e matemática. RESULTADOS: Como resultados das oficinas, destaco o envolvimento dos alunos nas atividades. Demonstraram facilidade em aprender de forma lúdica e novos conhecimentos. No relato feito pelas professoras titulares das turmas, houve um notável desenvolvimento da noção de espaço e demostram ser mais cuidadosos com os materiais de uso individual e coletivo. CONCLUSÃO: O PIBID possibilita experiências que contribuem para minha formação profissional de modo antecipado em relação às experiências de estágios e imersão nos espaços da docência propostas ao longo dos estudos acadêmicos. Posso auxiliar as crianças que apresentam necessidades nesse percurso. Acredito que de forma lúdica e prazerosa posso contribuir no processo de alfabetização, bem como para a construção dos novos conhecimentos. Mais resultados aparecerão com o tempo. Busco auxiliá-las neste processo respeitando os ritmos de cada uma e vibrando com os seus progressos.Palavras-chave: Alfabetização; Lúdico; PIBID.Instituição: Unisc – Santa Cruz do Sul/RS.
Aline Ferreira Amancioalineamancio@mx2.unisc.br
Carla Lavínia Pacheco da Rosalavinia@unisc.br
Helga Haashelga@unisc.br
INTRODUÇÃO: Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC-2017, desenvolvemos nosso trabalho na modalidade de Oficina de Aprendizagem, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, com turmas de 2° ano do Ensino Fundamental, no primeiro semestre de 2017. OBJETIVOS: As atividades planejadas objetivaram atender as necessidades dos alunos quanto à aprendizagem escolar. Observei suas dificuldades e proporcionei situações para que construíssem seu conhecimento de forma lúdica. Os jogos são também um dos meus objetivos, visando desenvolver uma maneira prazerosa para a aprendizagem. Procurei ainda planejar momentos nos quais os alunos se tornem construtores de seu próprio conhecimento, auxiliando na confecção dos jogos propostos. METODOLOGIA: As Oficinas são realizadas semanalmente, às terças-feiras, no período da tarde. Utilizando jogos, histórias e brincadeiras, busquei qualificar o domínio da expressão oral e escrita das crianças. As atividades desenvolvidas foram diversificadas, dentre elas: a confecção de crachás com o nome; identificação das letras, tentando escrever outras palavras a partir de letras já conhecidas. Como exemplo, destaco as histórias organizadas através de imagens escolhidas pelas crianças, que deram origem aos livros e as histórias confeccionadas e lidas oralmente. Nas brincadeiras propostas foi possível observar e trabalhar a concentração. Os jogos de números, memória, bingo (números e letras), forca, auxiliaram os alunos na construção de conhecimentos nas áreas das linguagens oral, escrita e matemática. RESULTADOS: Como resultados das oficinas, destaco o envolvimento dos alunos nas atividades. Demonstraram facilidade em aprender de forma lúdica e novos conhecimentos. No relato feito pelas professoras titulares das turmas, houve um notável desenvolvimento da noção de espaço e demostram ser mais cuidadosos com os materiais de uso individual e coletivo. CONCLUSÃO: O PIBID possibilita experiências que contribuem para minha formação profissional de modo antecipado em relação às experiências de estágios e imersão nos espaços da docência propostas ao longo dos estudos acadêmicos. Posso auxiliar as crianças que apresentam necessidades nesse percurso. Acredito que de forma lúdica e prazerosa posso contribuir no processo de alfabetização, bem como para a construção dos novos conhecimentos. Mais resultados aparecerão com o tempo. Busco auxiliá-las neste processo respeitando os ritmos de cada uma e vibrando com os seus progressos.Palavras-chave: Alfabetização; Lúdico; PIBID.Instituição: Unisc – Santa Cruz do Sul/RS.
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