UMA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA NA GESTÃO

Everton Luiz Michel, CARLA LAVÍNIA PACHECO DA ROSA, HELGA HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, possibilita, entre outros espaços de atração nas escolas, também a prática na Gestão Escolar que estou realizando na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, a partir do segundo trimestre do ano de 2017. OBJETIVO(S): Executar tarefas do cotidiano da escola; Contribuir com sugestões que oportunizem  inovação e superação de problemas já identificados;  Participar do planejamento de ações de  gestão com a equipe diretiva da escola. Participar de ações de qualificação da formação continuada dos professores, contribuído com conteúdos estudados na Universidade sobre a integração entre educação superior e educação básica. Mobilizar professores de escolas públicas de educação básica para que atuem  como protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica.  METODOLOGIA: As atividades são realizadas semanalmente, às segundas-feiras pela manhã, onde  participo da reunião entre os componentes da equipe diretiva da escola, supervisores, orientadores e direção e realizo atividades propostas por um desses setores. Nas reuniões semanais da equipe, são realizadas avaliações gerais do que foi feito durante a semana que passou e levantamento das pendências a serem executadas na semana presente. Durante a reunião, participo das análises do que está sendo discutido e exponho minha opinião quando solicitada. Nas manhãs em que não acontecem essas reuniões, realizo tarefas de leitura, normalmente sobre assuntos discutidos em encontros de formação continuada e realizo síntese dos documentos que servem de retorno aos docentes no próximo encontro, antes de finalizar as sínteses, discuto com pelo menos uma das supervisoras para realizar a conclusão da tarefa. Participo também de momentos em que pais de alunos comparecem a escola para  solicitar vaga para seus filhos e em casos específicos aprendo muito sobre a legislação vigente que regula as escolas. RESULTADOS: As oportunidades de inserção na prática de gestão estão sendo muito produtivas, tanto para mim quanto para a equipe diretiva, pois oportunizam novas vivências  e troca de experiências de forma que, às vezes, acabamos por vivenciar coisas novas, vindo a sair da rotina escolar, do simples analisar textos e questões para pesquisar sobre a legislação e gestão escolar. CONCLUSÃO:  O trabalho de Gestão que vem sendo desenvolvido nessa escola me possibilita participar do desenvolvimento  de atividades cotidianas dessa equipe de direção, assim como se torna muito gratificante  poder vivenciar esses fatos na escola. Das atividades que realizei me sinto satisfeito com o trabalho apresentado, mas que com certeza ainda vou aprender muito mais uma vez, tanto que pretendo continuar atuando nesse espaço educacional  durante esse período como bolsista.

 

Palavras-chave: PIBID; Gestão; Inovação

Instituição: Unisc – Santa Cruz do Sul/RS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.