A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE UMA EMPRESA FABRICANTE DE PRODUTOS À BASE DE BORRACHA COM BASE NAS DIRETRIZES DA NBR ISO 26000

Caroline Butzge, Heloísa Pereira Burin, Milena Fontoura da Silva, Natália Assmann, Jorge André Ribas Moraes

Resumo


As empresas estão vivenciando uma realidade de introdução a hábitos sustentáveis e desenvolvendo um papel significativo como agentes de melhorias no bem-estar da sociedade (ANDRADE; TACHIZAWA, 2012). Assim, é necessário que mudanças sejam adotadas nas práticas das organizações para que estas possam se adequar aos novos padrões de mercado (MICHAELIS, 2003; SILVA, 2011). A partir disso, a NBR ISO 26000 foi desenvolvida a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável, além de sugerir às empresas uma avaliação das multiplicidades ambientais, sociais, culturais, políticas e organizacionais dos países em que operam. As organizações que desejam aperfeiçoar seu desempenho ambiental devem identificar os impactos de suas atividades, realizar medidas de prevenção, reduzir a poluição direta e indireta sob a sua influência, implantar um programa de emergência para acidentes químicos e utilizar a abordagem do ciclo de vida e da produção mais limpa. A empresa pesquisada foi escolhida por suas notórias ações visando ao desenvolvimento sustentável e a segurança da comunidade, uma vez que está passando por mudanças em relação a seus valores e objetivos, deixando de visar apenas o lucro e a elevação da produtividade. O objetivo da pesquisa foi elaborar um estudo de caso que apresentasse a importância do comportamento socioambiental das organizações para o mundo, desenvolvendo assim um questionário no intuito de aplicá-lo a uma empresa fabricante de produtos à base de borracha, localizada em Santa Cruz do Sul - RS, para averiguar sua posição quanto às questões socioambientais. Para tanto, inicialmente, realizou-se uma pesquisa exploratória de levantamento bibliográfico a partir de livros e artigos publicados com o objetivo de buscar mais informações acerca do assunto abordado. Após, foi elaborado um questionário baseado na NBR ISO 26000, cujos dados foram coletados por meio de contato telefônico com horário e data agendados com um dos facilitadores da área ambiental da empresa. As questões fechadas foram elaboradas para facilitar as respostas do entrevistado, que contribuiu com comentários ao longo do questionamento. Como alternativas de respostas disponibilizaram-se as opções: sim e não; sempre, na maioria das vezes, raramente e não se aplica. Do total de 20 perguntas, a opção que atingiu o maior número de resposta foi sim/sempre, a qual denota as atitudes de cunho social e ambiental que a empresa vem tomando para obter uma maior satisfação e excelência com seus fornecedores e consumidores, estas, condizentes com a norma, mesmo não havendo implementação da ISO 26000. Ficaram claros os pontos fortes da organização, nos quais há necessidade de mudanças. Constatou-se que o objetivo da pesquisa foi atingido, obtendo as evidências das ações que a empresa selecionada vem desenvolvendo quanto ao seu envolvimento com a sustentabilidade e a sociedade. Conforme o relato do entrevistado, existe uma busca constante por soluções em razão do conforto do ser humano e da preservação da natureza, através da redução na emissão de poluentes, substituição dos insumos não renováveis e valorização da vida. Além disso, pôde-se perceber a importância da disseminação da responsabilidade socioambiental na cultura de uma empresa, visto que não se trata apenas de um apelo ambiental, mas uma questão de sobrevivência para as organizações.
Palavras-chave: comportamento socioambiental; responsabilidade social; gestão ambiental; indústria de borracha.

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