DESENVOLVIMENTO DO MÓDULO CAIXA DE FERRAMENTAS NO AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA PROMOVER CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Resumo
A busca por novas abordagens e metodologias para o desenvolvimento de ambientes computacionais para Empresas e Organizações tem sido explorada em pesquisas advindas das áreas de criatividade e inovação. Assim, são propostas ferramentas que auxiliam no refinamento e modelagem de novas ideias tecnológicas para atender a essa demanda. Este trabalho tem como finalidade contribuir com o processo de produção de produtos e serviços inovadores dentro das organizações, a partir do desenvolvimento do módulo Caixa de Ferramentas baseado na abordagem Design Thinking, a qual está relacionada com a forma de pensar, tendo como base a empatia e o foco na pessoa ou público-alvo. A empatia, neste caso, seria a capacidade de entender como a outra pessoa se sente e colocar-se na posição dela, a fim de compreender melhor como resolver o seu problema e encontrar soluções através de filtros, modelagem e prototipagem de ideias que permitam suprir esta carência. A partir disto, o desenvolvimento do módulo Caixa de Ferramentas é proposto com a intenção de disponibilizar recursos para uso e entendimento desta abordagem. Este trabalho integra o projeto intitulado Ambiente Computacional para Promover a Criatividade e a Inovação nas Organizações (Apoio à Indústria Criativa do Rio Grande do Sul – Edital de Chamada Pública DCIT Nº 03/ 2015) que envolve professores do Departamento de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da UNISC. Com base nas necessidades do projeto e interação com o grupo de pesquisa, foram definidas duas ferramentas a serem implementadas e disponibilizadas no módulo Caixa de Ferramentas do Ambiente Computacional: (1) criação de Personas (personagens fictícios) concebidos com base no comportamento observado em perfis extremos, em que cada perfil pode assumir características relacionadas, como dados demográficos, culturais e outras informações de um determinado grupo social e real, permitindo que futuramente as ideias possam ser avaliadas e selecionadas de acordo com as personas mais promissoras; (2) o Point of View que é responsável por definir e declarar os problemas significativos e acionáveis, que permitem a idealização orientada ao objetivo, não perdendo o foco em seus usuários, suas necessidades e suas introspecções. Este módulo terá disponível um espaço para que os interessados (clientes/usuários) trabalhem suas ideias, no intuito de refiná-las e melhorá-las. A metodologia definida envolve: (1) realização de bibliometria, com a pesquisa de trabalhos relacionados para geração de tabelas quantitativas e análises dos resultados encontrados, com a síntese destes trabalhos e elaboração de quadro comparativo; (2) levantamento bibliográfico sobre os temas de pesquisa para elaborar o referencial teórico; (3) definição das ferramentas do Design Thinking a serem desenvolvidas no módulo do ambiente computacional; (4) modelagem e implementação das ferramentas escolhidas (Persona e Point of View); (5) integração do módulo desenvolvido no ambiente computacional e validação com as Organizações. Os principais desafios serão atingir resultados satisfatórios quanto ao desenvolvimento e manipulação de ideias para alcançar um bom resultado na solução de um ou mais problemas modelados no ambiente computacional, permitindo também o ganho em aprendizagem para as Organizações que as ferramentas do Design Thinking podem proporcionar para as ideias geradas por seus colaboradores, em consonância com a estratégia da Organização.
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