PROJETO TECNOLOGIAS E O MERCADO DE TRABALHO: CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS PROFISSIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E DA EJA
Resumo
A tecnologia está presente no nosso dia a dia e proporciona inúmeras vantagens e facilidades. Porém, os alunos estão preparados para utilizá-la somente para o entretenimento e não como ferramenta de produtividade ou qualificação para o mercado de trabalho. Quando a tecnologia e suas ferramentas são utilizadas para amplificar os conhecimentos, os ganhos são notáveis. O subprojeto de informática, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade de Santa Cruz do Sul, promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atua na Escola Colégio Estadual Professor Luiz Dourado com alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Os bolsistas do Subprojeto de Informática realizaram uma pesquisa com os alunos sobre possíveis assuntos para palestras e oficinas na área da tecnologia. O assunto mais votado foi a construção do currículo profissional. Com isso, foi criado o Projeto “Tecnologia e o Mercado de Trabalho”. O projeto foi dividido em duas etapas em que, inicialmente, foi ministrada uma palestra com dicas de boas práticas na construção de um currículo profissional, apontamento das principais habilidades e competências desejadas atualmente pelas empresas e os principais erros cometidos no desenvolvimento do documento. Após, aconteceu a Oficina para o desenvolvimento dos currículos onde cada aluno criou o seu próprio documento com base nas informações da palestra. As oficinas aconteceram nas salas de aula com os netbooks do Colégio e o auxílio do software LibreOffice Writer 5.0. O Projeto “Tecnologias e o Mercado de Trabalho” utilizado com a EJA ensino médio fez uso da palestra, oficina e uso de manual para currículos profissionais. Houve boa aceitação de todas as partes envolvidas, e, em paralelo, os bolsistas foram convidados a representar o Colégio na Formação de professores da EJA junto ao Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). O Projeto despertou o interesse de vários professores presentes no evento. Os alunos participaram ativamente, relatando experiências pessoais e questionando assuntos abordados. Os professores também participaram através de questionamentos e observações direcionadas aos alunos sobre os assuntos relatados. Com base nas observações foi possível constatar que esta experiência é importante tanto para a formação do aluno, como do professor, bem como para a formação do futuro docente, que enfrentará estes desafios no ambiente escolar no qual irá atuar.
Apontamentos
- Não há apontamentos.