O ACABAMENTO SUPERFICIAL EM AERONAVES

Fabricio Antonio Egert, Fabricio Antonio Egbert

Resumo


O acabamento superficial em estruturas usinadas é de grande importância, pois ajuda a atingir uma elevada precisão geométrica, bem como a possibilidade de uma montagem mais precisa, rápida e de qualidade superior. Este trabalho tem como objetivo demostrar as práticas construtivas envolvidas na manufatura de uma aeronave não tripulada rádio - controlada em relação ao acabamento superficial. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de otimizar a qualidade construtiva de uma aeronave desenvolvida para competição da SAE Brasil Aerodesign, que ocorre anualmente no DCTA da EMBRAER, em São José dos Campos – SP, o sucesso da missão nessa competição pode depender do acabamento das estruturas, visto que uma aeronave competitiva é sempre projetada no limite, e qualquer divergência com o projeto pode resultar em serias avarias e na consequente queda na pontuação. Tal acabamento superficial pode ser realizado com a utilização de lixas ou pode ser realizados com limas dependendo da superfície escolhida ou da quantidade de material a ser removido para que se atinja o nível de qualidade desejado. Os acabamentos superficiais nas aeronaves são classificados de suas formas, a primeira sendo o acabamento grosso e o acabamento fino, que são respectivamente feitos com o uso da lima para remoção de material em excesso e o uso da lixa para o nivelamento e alisamento final das estruturas. Na equipe kamikase quando as chapas são cortadas em laboratório com o uso da serra é necessário um acabamento grosso, pois a precisão do corte é bastante baixa e inaceitáveis para os padrões da equipe, porem quando as chapas são feitas pelo corte cnc é apenas necessário acabamento fino devido a alta precisão do corte, consequente da utilização de equipamentos computadorizados. Os resultados desta pesquisa influenciaram muito na construção das aeronaves da equipe kamikase, por exemplo, para o alinhamento dos perfis na asa, tarefa essa de extrema dificuldade devido a precisão das medidas, tal tarefa seria impossível caso não tivesse ocorrido o acabamento superficial da longarina esta que é feita com madeira balsa laminada com fibra de carbono. Os resultados também são percebidos na redução de peso da aeronave pois ocorre a eliminação de materiais desnecessários. Além da coerência das estruturas projetadas, o acabamento superficial também possibilitou uma maior facilidade e agilidade na montagem dos componentes, garantindo uma aeronave leve, resistente e que atende com satisfação os requisitos geométricos propostos pelo projeto aeronáutico.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.