ESTUDO DE CALORIMETRIA – UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA DIFERENCIAÇÃO ENTRE TEMPERATURA E QUANTIDADE DE CALOR.
Resumo
O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem se mostrado como um ótimo recurso para levar às escolas atividades que transcendem o ensino tradicional, buscando, além das aulas corriqueiras, levar aos alunos atividades nas quais possam ser feitas abordagens mais práticas e/ou lúdicas, com o intuito de envolver cada vez mais o educando na construção dos saberes. Na área da física é possível utilizar atividades em laboratório, buscando assim, além de mostrar aos alunos os fenômenos estudados na teoria e apresentá-los os instrumentos utilizados em laboratório, familiarizá-los com o método científico, solicitando que coletem dados, façam medições e observações. Dessa forma, os estudantes não recebem apenas números que devem ser inseridos em uma fórmula, como é visto por muitos, mas percebem um significado concreto para aquilo que estão calculando. Assim, este trabalho objetivou a realização da abordagem experimental sobre calorimetria com os alunos do segundo ano na E. E. E. M. Nossa Senhora do Rosário, bem como a coleta e análise dos resultados experimentais obtidos. Para tanto, foi proposto o roteiro com o procedimento impresso e uma tabela para que fossem anotados os dados coletados A experiência foi desenvolvida em grupos, sendo que cada grupo recebeu um roteiro. O experimento objetivou diferenciar os conceitos de temperatura e de quantidade de calor. Para isso, foram utilizados dois copos de béquer, um de capacidade 500 mL e outro de 1 L; ebulidor; cronômetro e termômetro digital. Os dois copos foram cheios com água e foi explicado aos alunos que para água nas CNTP 1 L equivale a 1 Kg, logo não seria necessária a mensuração da sua massa. Essa já foi a primeira informação importante que deveria ser anotada na primeira coluna de suas tabelas, a segunda foi o valor do calor específico da água, tabelado como 1 cal/g°C. Na terceira coluna da tabela foi anotada a temperatura inicial da água, medida utilizando o termômetro. Com essas informações iniciais o procedimento experimental foi colocado em prática. Utilizando o mesmo ebulidor, a água foi aquecida, em cada um dos copos de béquer, durante 3 minutos. Após este tempo, a temperatura da água foi novamente medida, em ambos os recipientes, e anotada na coluna que correspondente à temperatura final. Antes de pedir aos alunos que procedessem os cálculos necessários, foi salientado de que foi utilizado o mesmo ebulidor durante o mesmo intervalo de tempo para ambas quantidades de água. Na última tabela foi solicitado o cálculo da quantidade de calor cedida à água para seu aquecimento. Por fim, foi pedido aos aluno que respondessem algumas perguntas, que estavam no final do roteiro. O intuito das perguntas foi de direcionar algumas observações, fazendo com que os alunos analisassem os dados coletados e os valores calculados. Ao responder as perguntas surgiram várias dúvidas que foram esclarecidas. É notória a importância de atividades práticas em laboratório como complementação das aulas tradicionais, principalmente para que os alunos estejam familiarizados com os fenômenos e procedimentos que estão calculando. Muitas outras atividades podem ser desenvolvidas em diversas áreas, mesmo utilizando materiais de baixo custo e procedimentos simples, como foi este caso, na busca de mostrar uma aplicação prática daquilo que o aluno aprendeu em teoria, tornando a aprendizagem interessante e instigante.
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