COMPUTAÇÃO DESPLUGADA PARA IDOSOS
Resumo
Com o avanço das tecnologias, cada vez mais pessoas se interessam por aprender informática e computação, e a população idosa não fica à margem desse cenário. O projeto Unisc Inclusão Digital - UID, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, oferece gratuitamente oficinas de computação para idosos da comunidade. As oficinas são ministradas por bolsistas do curso de Licenciatura em Computação. Neste semestre, foi ofertada a oficina de Ginástica Cerebral com ênfase em Computação Desplugada, na qual os idosos puderam aprender como funciona um computador, como os jogos e as imagens projetadas são representadas pelo computador sem usar o computador. A oficina foi ministrada aos sábados de manhã e contou com uma turma de quinze idosos e a cada aula um conceito novo era trabalhado. Na aula sobre representação de imagens, foi apresentado um jogo do livro “Ensinando ciência da computação sem o uso do computador”, em que os alunos deveriam seguir um algoritmo para pintar e descobrir que imagem seria gerada. Logo após, receberam um quadrado em forma de tabela e vários quadrados pequenos. A atividade proposta foi que usassem os quadrados pequenos para criar uma imagem na tabela, a bolsista usou a atividade para explicar como os pixels funcionam e como cada imagem gerada na tela do computador é representada. Na aula sobre programação, foi utilizado um jogo denominado Ginástica Cerebral, através do qual cada aluno escolhia uma carta e deveria narrar os movimentos que a pessoa junto ao computador deveria executar. Foi utilizada a plataforma Code.org para simular o jogo e a proposta da atividade foi mostrar como os algoritmos de computador funcionam. Com essas atividades, os alunos da oficina compreendem melhor como a Computação funciona, tornando a ferramenta computador algo mais próximo da realidade. As atividades visam fazer com que os idosos utilizem o conhecimento construído nas oficinas como algo frequente em seu dia a dia. A Computação possibilita a interação do idoso junto ao mundo tecnológico, potencializando o domínio na operacionalização do computador, ampliando as relações interpessoais e intergeracionais e, ao mesmo tempo, reduzindo o isolamento e motivando a parte psíquica e mental. Proporciona uma melhoria na qualidade de vida dos alunos pela satisfação e oportunidade que lhes são proporcionadas. A experiência com a oficina mostrou-se válida tanto para os idosos como alunos que voltam à sala de aula para aprender sobre algo que até então lhes parece apenas conteúdos para jovens. No mesmo sentido de envolvimento e interesse, está a experiência vivenciada pelos bolsistas; é uma experiência gratificante e muito significativa.
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