RE-INVENTAR, NOSSOS IDEAIS

Johanna Dreher Thomas, Luís Eduardo Kaufmann, Luiz Fernando Baldo Marques, Nícolas Borges, Cássio Denis de Oliveira, Italo Policena, Liane Malhmann Kipper, Jorge André Ribas Moraes, Bachir Halouche, Adriano José Bombardieri

Resumo


O projeto de extensão Re-Inventar da Universidade de Santa Cruz do Sul, iniciado no ano de 2013, continua sendo desenvolvido, sempre buscando melhorar a metodologia de ensino, aperfeiçoando toda a infraestrutura com o passar do tempo, visando sempre a melhor forma de transmitir o conteúdo, procurando saber e entender o que os alunos participantes pensam, e como veem o projeto. Os alunos convidados a participar são do 9° ano do ensino fundamental e alunos do 1° e 2° ano do ensino médio, trazendo a eles os ideais do Re-Inventar, mostrando os conceitos básicos, relacionados às ciências físicas e ao raciocínio logico, dando a eles uma visão mais ampla dos conceitos de engenharia e suas respectivas áreas de abrangência. O desenvolvimento dessas atividades cognitivas se deu através da aplicação de tarefas previamente propostas. Assim, o projeto se divide em três etapas: módulo básico, avançado I e avançado II, no momento contando com dois grupos de alunos, o primeiro grupo de alunos está cursando o módulo avançado I. Nesse módulo, são montados modelos de plantas com caráter real em miniatura com os Kits da marca Fischertechnik, empresa alemã. Após o processo de montagem das atividades propostas, passamos desafios para os alunos, tendo eles que realizar uma programação através de uma interface do Kit, gerando a solução para os problemas elencados. Alguns dos projetos com os quais eles tiveram de interagir são estruturas presentes no nosso cotidiano, como uma “porta automática”, “portão eletrônico”, “máquina de solda”, são alguns exemplos que fazem com seja percebida toda a interação de sensores e atuadores necessários para o pleno funcionamento, tendo eles de levar em conta os quesitos de segurança na implementação desses projetos. O segundo grupo está ingressando no projeto Re-Inventar, frequentando o módulo básico, onde é feita a ambientação dos alunos com as peças do Kit, montando apenas estruturas físicas sem o contato com a parte de programação presente no módulo avançado I. O diferencial do módulo básico é o emprego da teoria, cálculo de esforços, noções de equilíbrio e de mecânica, cinemática, dinâmica e física clássica, isso tudo de uma maneira simples e interativa. O módulo avançado II se dispõe à Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que é uma forma de ensino caracterizada pela resolução de problemas cotidianos, levando em conta que os participantes já possuem boa carga de conhecimento adquirido nos módulos anteriores. Quase todo o desenvolvimento tem sido baseado na plataforma Arduino, uma plataforma open-source, com um número muito grande de possíveis projetos que podem ser desenvolvidos, e a ampla disponibilidade de informações que podem ser usadas como base, e/ou referência no decorrer de uma determinada atividade. Em conversas com os alunos participantes do Re-Inventar, percebe-se que uma grande parcela já mostra tendência em dar seguimento na carreira profissional em áreas relacionadas à ideologia do projeto, que visa incentivar o corpo discente na área das engenharias ou das ciências exatas, e além disso foram os ganhos que os alunos vêm demonstrando e relatando, relacionados a uma maior concentração, trazendo juntamente maior compreensão nas atividades diárias. Dessa forma, é possível ver a importância do projeto na vida dos alunos que já passaram ou nos presentes, agregando ao futuro deles e auxiliando em suas formações profissionais, mostrando o valor que atividades como essas tem para a sociedade.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Engenharia. Futuro.


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