MARKETING NA EQUIPE KAMIKASE

Marina Baumgarten Sallaberry, Juliana Dalcin, Leonardo Sá Visoto, Fabrício Antônio Egert, Fabrício Antônio Egert

Resumo


A Equipe Kamikase é um projeto que desenvolve e constrói uma aeronave rádio controlada não tripulada para competição. Além do projeto e da construção, também é necessária a gestão da equipe, para que essa possa atingir o sucesso. A área de apoio da equipe possui quatro subáreas, sendo uma delas o marketing, do qual este trabalho irá tratar. Para a realização deste trabalho, foram usadas as ferramentas 5W2H e brainstorming e organizadas em mapas mentais para fazer o planejamento de todas as atividades. O marketing tem como objetivo divulgar o projeto dentro e fora da universidade para se tornar mais conhecido e, assim, atrair mais membros para a equipe e conseguir patrocinadores. Para que isso seja possível, são promovidos diversos eventos e, neste ano, também foi desenvolvido um marketing mais presente no mundo virtual, buscando uma maior aproximação com os seguidores da equipe através de redes sociais. A equipe possui uma página no Facebook e um blog próprio. No Facebook, é postado sobre datas significativas, aniversários dos membros, eventos e outros acontecimentos da equipe. Já no blog, é postado sobre voos, eventos, projetos e patrocinadores. O patrocínio de empresas é de vital importância para a equipe, pois, com o apoio delas, o projeto consegue crescer cada vez mais. Para conseguir novos colaboradores, buscam-se empresas que podem ter interesse em ajudar. São desenvolvidos planos, propostas e checking de veiculação de patrocínio. O plano de patrocínio é um documento feito para ser apresentado a possíveis patrocinadores, para que eles possam saber o que é o projeto e como a marca da empresa é divulgada. A proposta de patrocínio é um contrato que é feito entre a equipe e a empresa patrocinadora. O Checking de Veiculação de Patrocínio é uma apresentação feita em uma reunião com os patrocinadores para mostrar a eles o que foi realizado durante o ano. Outra forma de marketing da equipe é feita com banners, camisas e flyers. São feitos flyers para divulgar eventos e inscrições para a equipe e são espalhados pela UNISC e divulgados nas redes sociais. O banner é usado em eventos e, no restante do ano, fica exposto no bloco 51. Nele constam informações sobre as aeronaves, a equipe e os patrocinadores do ano. Para maior divulgação da equipe são realizados eventos durante o ano. Todo início de semestre, a equipe faz apresentações do projeto para as turmas de introdução das engenharias a fim de divulgar a equipe e buscar novos integrantes. Também são realizadas simulações de voo na UNISC para que os alunos e convidados tenham uma breve experiência de pilotar uma aeronave. Antes de ir para a competição, a equipe faz uma apresentação das aeronaves titulares para a reitoria, turmas convidadas e alunos que queiram conhecer melhor a equipe. No VIVA UNISC, o projeto ganha espaço em estandes com o objetivo de ajudar na escolha profissional dos estudantes, apresentando a equipe e os cursos de engenharia. No fim do ano, é realizado um jantar para apresentação dos resultados do ano aos familiares, amigos e professores. Também são feitas apresentações em escolas da comunidade para esclarecer dúvidas de alunos sobre os cursos das engenharias. Assim, pretende-se aumentar a visibilidade da equipe para que ela seja conhecida pelos alunos da universidade, pela comunidade em geral e pelas empresas da região, de forma que se consiga a continuidade e o crescimento da equipe, trazendo reconhecimento e benefícios.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.