ENSAIO DE ROLAGEM PARA DEFINIÇÕES DE PROJETO DO TREM DE POUSO DA AERONAVE PKM-17

Demis Pessatto Faqui, Guilherme Bitencourt Nunes, William Wolschick, Fabrício Antonio Egert, Adriano José Bombardieri

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada e os resultados obtidos em teste de rolagem realizado juntamente à equipe Kamikase Aerodesign, da UNISC, bem como os resultados obtidos com ele e as decisões de projeto tomadas a partir das conclusões obtidas. Foram tomados como base o conhecimento, especialmente empírico, da equipe Kamikase. Com o teste, buscou-se encontrar a melhor combinação de parâmetros para as restrições impostas pela equipe ao avião, especialmente no que diz respeito ao design e projeto do conjunto de aterragem de aeronave PKM-17, através de uma bateria de testes de rolagem com caixa teste em descida livre a partir da inércia, manobrando através de rádio e verificando a influência da variação de parâmetros como: velocidade de decolagem do avião em função do diâmetro da roda; estabilidade em solo devido ao comprimento do eixo do trem de pouso; taxiamento em função da distribuição de carga entre o trem de pouso principal e o secundário. Variando-se um parâmetro por corrida, e monitorando quantitativamente a velocidade ao longo do trajeto (através de sistema de aquisição de dados acoplado ao protótipo) e qualitativamente fatores como o taxiamento e a derrapagem (com registros do piloto e dos acompanhantes do teste), o teste possibilitou a intervenção em aspectos fundamentais durante diversas etapas de projeto da aeronave para o ano de 2017. O comprimento do eixo favorece na estabilidade em solo, além de impedir que a ponta da asa raspe no chão. Foi definida a utilização de valor mínimo de 200 mm entre rodas; a distribuição da carga entre o trem principal e o trem de nariz influencia no taxiamento, de forma a melhorar quanto mais carga é colocada no trem de pouso principal. Por fim, a distribuição escolhida foi 85% da carga no trem principal e 15% na bequilha, o que significa que uma distância proporcional deve ser respeitada em fases posteriores de projeto; os diâmetros menores de roda, até certo ponto, fizeram com que a aeronave saísse mais facilmente da inércia, e para a pista disponível (30 m), apresentaram os melhores resultados e, ao final dos testes, considerou-se o diâmetro de 80 mm como ideal para o PKM-17. Para testes futuros, entende-se que a utilização de pista em condições reais e semelhantes às encontradas em competição (60 m) pode acarretar em diferenças nos resultados do teste, mas a equipe considera os resultados satisfatórios, visto que se obteve justificativas palpáveis para a definição de parâmetros antes analisados apenas teoricamente.

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