ESTUDO DA ERGONOMIA DO BANCO DENTRO DO SUBSISTEMA ASSENTO DE DESIGN

Andrei de Lima Wendler, Henrique Keitel, Matheus Loebens Back, Milena Severo, Fernando Sansone de Carvalho, Flávio Thier

Resumo


A Equipe Baja de Galpão na UNISC visa ser o laboratório de treinamento e ensino dos melhores engenheiros que a universidade pode formar além de oferecer um ambiente para prática da engenharia no desenvolvimento de um carro formato baja que figure entre os primeiros colocados nas competições que participar, tanto regional quanto nacional e tem como valores : esforço, dedicação, organização e honestidade. Assim, a equipe se organiza em três áreas, que são: projeto, mecânica e administração. Dentro do projeto existem os subsistemas, como o de design, que é um dos mais importantes, pois ele é responsável pelo estudo do chassi, das carenagens externas, do assento entre outros. O banco de um automóvel é uma das partes fundamentais de um veículo, pois permite a correta ergonomia do piloto pra garantir melhor dirigibilidade e manobrabilidade, além de absorver vibrações, garantir o conforto adequando ao piloto, como também proporcionar segurança que é fundamental. Na competição que a Equipe BAJA de Galpão – UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul) participa, promovida pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há várias provas dinâmicas especificas e duas delas são a de conforto, na qual um juiz entra no carro, avalia a ergonomia, a maneira de pilotagem do veículo, e dá sua nota de acordo com o conforto. E a de enduro, em que o carro permanece quatro horas competindo com os outros veículos, o objetivo dessa prova é dar o maior número de voltas dentro do tempo citado. Devido a isso, o assento é extremamente fundamental em todas as provas, pois influencia no desempenho e na qualidade do piloto dentro do carro, já que um banco desconfortável pode diminuir a concentração, aumentar as tensões no corpo principalmente se exercidas por um longo período, influenciado nos resultados do piloto, consequentemente, do carro e da equipe. Para alcançar o objetivo da competição, que é atingir o primeiro lugar, a equipe deve respeitar as regras dos regulamentos da competição, em que é mencionado que o assento do veículo deve respeitar certos ângulos, calculados a partir da antropometria, pois devido à situação extrema de uso, a ergonomia deve ser estudada com cuidados especiais para que o piloto não sofra lesões, esteja em posição confortável e que possibilite a aplicação correta de forças nos equipamentos do cock-pit (posto do piloto). Deve-se levar em conta também um estofamento pouco espesso, nem muito macio, nem muito duro, colocado sobre uma base rígida, que não se afunde com o peso do corpo, que distribua a pressão e proporcione maior estabilidade ao corpo, reduzindo o desconforto e a fadiga. Também devemos levar em consideração a posição dos pedais e do volante, seguindo as regras de SgRP (Seating Reference Point), que fala do H-point e do SRP (Seatinfg Rerence Point) ponto localizado no plano sagital pela intercessão de outros dois planos, entre o encosto e o assento, no plano de compressão do ponto extremo interno e, por último, o Eye Point, posição dos olhos.

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