DESENVOLVIMENTO DE JOGO COMPUTACIONAL COMO MEIO DE APOIO AO ENSINO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Felipe Gassen Ferreira, Beatriz Lux

Resumo


A conscientização ambiental e a importância da sustentabilidade são um dos assuntos principais discutidos atualmente. É intrínseco que para a construção de uma sociedade sustentável, a educação ambiental é fundamental. O crescimento da aceitação de jogos como meio de ensino tem se mostrado muito relevante nos dias de hoje. Os serious games, através de suas métricas de passagem de informação, levam o usuário a outro nível de aprendizagem, no qual adquire conhecimento através do entretenimento. Muito antes do termo serious game ser criado, jogos já eram utilizados para aprendizagem e educação, anteriormente até mesmo ao surgimento dos vídeo games, jogos eram considerados um meio de aprendizagem tangencial, no qual o conceito base é a ideia de que a pessoa aprende melhor quando está envolvida e interessada no tema em questão. Entre os muitos aspectos relacionados aos jogos e ao aprendizado, está a forma de lidar com o erro, que se diferencia do aprendizado tradicional. Nos jogos, o impacto do fracasso é geralmente diminuído. Este detalhe permite ao jogador que arrisque, tente ações mais ousadas, planeje, desenvolva jogadas diferentes e vivencie novas experiências. Dessa forma, este trabalho possui como objetivo principal o desenvolvimento de um jogo computacional que possa ser utilizado como meio de apoio à conscientização e ensino sobre a importância da sustentabilidade perante o meio ambiente. Assim como em desenvolvimentos de softwares, para que se possa ter sucesso na criação de jogos é necessário que se adote uma metodologia de desenvolvimento. O processo mais utilizado no desenvolvimento de jogos é um método baseado no modelo em cascata. Diferente de softwares convencionais, metodologias comuns ao serem aplicadas em jogos podem apresentar alguns problemas, e para que sejam evitados, é necessário realizar algumas adaptações ao processo clássico. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizado um modelo de Game Design Document (GDD), que define os principais elementos de um jogo. Na situação atual, pode-se afirmar que o jogo tem os requisitos necessários para se tornar um ótimo meio de apoio ao ensino e conscientização ambiental, oferecendo ao jogador o aprendizado, de forma lúdica e divertida. A aceitação e utilização dos serious games como meio de ensino tem se mostrado cada dia mais relevante, considerando o tema da conscientização ambiental e serious games com foco na educação e conscientização, ou seja, uma proposta de trabalho de fundamental relevância.


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