INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Oeslei Samuel Hirsch, Marcia Kniphoff da Cruz, Viviane Müller

Resumo


Subprojeto de Informática, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Santa Cruz do Sul, promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem atuado há sete anos junto às escolas de Educação Básica de Santa Cruz do Sul. O Objetivo desse Subprojeto é oportunizar aos estudantes da Licenciatura em Computação vivências da Computação na sala de aula ou no Laboratório de Informática. Os professores dessas escolas só têm a ganhar, pois descobrem novas maneiras de conduzir suas disciplinas com o apoio da Computação. Os alunos ficam mais motivados para aprender, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso. A informática educacional permite que os alunos aprendam informática e aprendam com a informática. É extremamente válido trabalhar a Informática na Escola para desenvolver o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Porém a maioria dos professores das Escolas não possui conhecimento de excelência para utilizar o computador como ferramenta de apoio. O professor precisa conhecer as diferentes modalidades de uso de informática na educação, como, por exemplo, a programação e os recursos multimídia. Na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, os bolsistas do subprojeto de Informática realizam Oficinas para os alunos de quinto e sexto anos e Monitoria para os professores que utilizam o Laboratório de Informática com suas turmas. Nas Oficinas, é trabalhado o raciocínio lógico do aluno e são utilizados vários softwares e ferramentas que auxiliam os alunos em seus trabalhos de modo geral, além de desenvolver a sua criatividade. Trabalhar com o auxílio da Informática é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica e o computador possibilita a utilização de várias estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina. A tecnologia deve ser utilizada como recurso para aprofundar conteúdos curriculares e não somente para aprender jogando na internet. Desenvolver o pensamento computacional e o raciocínio lógico no aluno, e desde pequeno, é de suma importância para seu desenvolvimento cognitivo. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham significados. A questão é fazer do Laboratório de Informática uma extensão da sala de aula, ou vice-versa. O Subprojeto de Informática vem trazendo inúmeros resultados positivos para professores, alunos e bolsistas. O aprendizado para o bolsista é de extrema importância, pois permite vivenciar situações que no futuro farão parte da sua vida profissional. Para os professores e alunos, a construção do conhecimento e o ensino-aprendizagem mais prazeroso são alguns dos fatores importantes quando a Informática está interligada. O aluno fica motivado, desenvolve capacidade de resolver problemas por conta própria, o que torna o processo de aprendizagem mais estimulante e prazeroso.

 


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