DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: O CASO DA SUPPRY ETIQUETAS

Maicon da Silva, Luis Carlos Alves da Silva, Fernando Batista Bandeira da Fontoura, Cidonea Machado Deponti

Resumo


RESUMO: O presente artigo é fruto de uma pesquisa com base em um estudo de caso que objetiva compreender as práticas de gestão visando o desenvolvimento organizacional implementadas pela empresa Suppry Etiquetas, que atua no setor gráfico. Primeiramente, enfatizam-se os aspectos conceituais e teóricos sobre desenvolvimento organizacional a partir de uma abordagem crítica das ações desenvolvidas pela empresa, tendo como foco principal as pessoas na aferição da eficiência das ações e dos respectivos resultados alcançados frente às dimensões do desenvolvimento organizacional. Metodologicamente, a pesquisa consistiu, inicialmente, em uma revisão bibliográfica seguida por um estudo de caso de cunho exploratório descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi efetuada de forma primária, seguida por descrições de ações visando o bem-estar dos colaboradores na visão da empresa e pela pesquisa em documentos da empresa. Concluiu-se que a prática gerencial da Suppry Etiquetas, embora existam novas e diferenciadas ações, está ainda alinhada à escola clássica de administração com influência da escola das relações humanas, sendo a multidimensionalidade sob olhar um caminho a ser perseguido na prática e nos estudos para uma teoria do desenvolvimento organizacional.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.