SAÚDE, ESPORTE E CIDADANIA

Romulo Dame Bitencourte, Bruna Hister de Souza, Christian Lang Rathke, Daniel Fernando Cruz, Oli Jurandir Limberger

Resumo


Atualmente, saúde não é um bem individual e sim um valor coletivo, um bem de todos. A promoção de saúde está intimamente ligada a um conjunto de valores, como solidariedade, democracia, desenvolvimento, participação, parceria e qualidade de vida. A prática regular de atividade física faz com que as pessoas apresentem índices melhores de aptidão física, tornando-se assim mais ativas e influenciando diretamente os níveis de saúde do indivíduo. As alterações posturais são alterações que ocorrem na fisiologia da postura e estas a tornam mais vulnerável a tensões mecânicas e traumas. A adoção de uma postura adequada pode amenizar as alterações e/ou normalizar a postura, fato imprescindível para o bom rendimento dos atletas no treinamento e, por consequência, em competições. O judô é uma arte de luta, e sua finalidade é o aperfeiçoamento físico, moral e intelectual do indivíduo e da sociedade, buscando desenvolver ao máximo as potencialidades do ser humano. Considerando a disciplina que o judô exige, tanto para a luta quanto para a vida, seus princípios filosóficos alicerçados na ética e na moral e sua forte influência educacional fazem desta arte mais do que uma atividade esportiva com fins de combate corpo a corpo, podendo esta ser tomada como instrumento de formação integral dos indivíduos que a vivenciam, intervindo em seus modos de viver e pensar. O projeto Saúde, Esporte e Cidadania 2018, em caráter de extensão, é um local onde são produzidas práticas nas quais professores e estudantes exercitam o pensar e fazer em saúde numa perspectiva de atenção integral e integrada. Nesse sentido, objetiva-se programar, executar e avaliar ações voltadas à atenção em saúde de adolescentes praticantes de Judô, integrantes dos projetos comunitários apoiados pela UNISC; bem como contribuir com a formação dos estudantes numa perspectiva de trabalho multiprofissional e interdisciplinar no âmbito da integralidade na saúde. A metodologia deste projeto sustentou-se no diálogo entre docentes, discentes bolsistas e usuários como uma maneira possível de enriquecer as percepções e observações, compartilhar experiências, produzir novas ideias para otimização dos processos formativos e de atenção/assistência à saúde a fim de buscar aprendizagens significativas, potencializando esse local de aprender e fazer em saúde no que se refere à prática do esporte como fator de desenvolvimento físico e social. Foram realizadas avaliações de condicionamento físico, dentre elas, pode-se citar teste de corrida, agilidade, salto, abdominal, lançamento de bola, Y test e avaliação postural em  adolescentes praticantes de judô da AJUSC. Partindo desta avaliação, os bolsistas elaboraram um plano de exercícios dinâmicos e/ou preventivo-terapêutico e o mesmo está sendo aplicado. As atividades são realizadas em ambiente fechado e, além de todo acompanhamento terapêutico com os adolescentes, os bolsistas e professores acompanham também em competições. Até o momento obtivemos bons resultados na evolução dos usuários apesar do contexto dos cenários envolvidos e das dificuldades encontradas. O projeto está trazendo muitos benefícios para os adolescentes, justificando a continuidade deste em função dos objetivos propostos. Por termos começado a trabalhar no início do ano, ainda não foi possível reavaliar estes adolescentes, mas na continuidade do projeto serão reavaliados.


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