PROGRAMA DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE (PRÓ – SAÚDE) E SUAS VIVÊNCIAS NA COMUNIDADE

Thaís Rosiak Barbosa, Ana Maura Machado de Souza, Caroline Mendel da Silva, Vatusi Costa Fanfa, Lia Gonçalves Possuelo, Chana de Medeiros da Silva, Lisoni Muller Morsch

Resumo


O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) é um projeto de extensão que promove a proteção, recuperação e promoção da saúde, buscando aproximar a universidade com os serviços em Saúde. O projeto tem como órgão financiador a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em parceria com o Ministério da Saúde e possui vínculo com a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias. O projeto realiza suas ações dentro de 4 áreas de atuação, sendo elas: Intervenção no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, a Fitoterapia nas Unidades de Saúde de Santa Cruz do Sul; Formativo de Egressos do Pró-Saúde e a construção de competências para o SUS e Práticas Integrativas e complementares no SUS. O objetivo do projeto baseia-se na integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do indivíduo com ênfase na atenção básica, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino e aprendizagem. Este trabalho trata-se de uma descrição das atividades de extensão desenvolvidas pelos estudantes bolsistas do projeto, durante o 1º semestre de 2018, definidas conforme o Calendário da Saúde do Ministério da Saúde. Atualmente, o Pró-Saúde conta com estudantes dos cursos de farmácia, enfermagem e psicologia, os quais desenvolvem atividades a fim de aprimorar a interface pesquisa, extensão e ensino. São atividades diversas, que envolvem a orientação, produção de material gráfico informativo, oficinas de educação em saúde, desenvolvimento de estratégias para prevenção e diagnóstico precoce de doenças na comunidade, bem como apresentação dos resultados das pesquisas em eventos de natureza científica. Até o momento, foi possível envolver cerca de 450 pessoas nas ações: II Semana de prevenção e combate à hipertensão arterial; participação da XI Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde e X Roda de Integração Ensino-Serviço; doação de Medula Óssea na AAPECAN; atividade do mês amarelo, relativo às Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de outras realizadas de maneira individual por cada um dos quatro subprojetos. Dessa forma, as ações transformam o processo de geração de conhecimento, reorientando a formação e qualificando os serviços de saúde, agregando valor à formação acadêmica, que integra teoria e prática através da comunicação Universidade/Comunidade e, assim, constrói novos conhecimentos e troca de saberes para ambos os envolvidos.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.