ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM LABORATÓRIO DE ENSINO.
Resumo
O Laboratório de Simulação de Procedimentos de Enfermagem (LSPE) pertencente ao Curso de Graduação em Enfermagem - Universidade de santa Cruz do Sul – UNISC, possui diversos materiais e equipamentos hospitalares que são utilizados por professores e alunos do curso de enfermagem durante as aulas teórico-práticas. Para a manutenção deste espaço são necessárias constantes aquisições de materiais, equipamentos e manequins de última geração e alta tecnologia, gerando assim um elevado custo para manter-se devidamente equipado e para que possa atender as necessidades de formação do acadêmico. No decorrer dos semestres observamos a dificuldade do acadêmico, por ainda estar em processo de formação, para entendimento dos custos gerados dentro do laboratório em virtude de manuseios inadequados com os materiais disponibilizados, bem como a utilização errônea de algumas técnicas de acondicionamento e manipulação. Desta forma, repensamos estratégias que fomentassem a adequação da prática acadêmica em relação a gestão de custos, contribuindo desta forma com o processo de formação deste acadêmico. Hoje, mais do que nunca, os locais de trabalho buscam profissionais pró-ativos e com um olhar atento para as necessidades do serviço, além de conhecimento sobre gestão de custos. Tem-se aqui o objetivo de relatar a experiência de funcionário e bolsistas do LSPE em proporcionar aos acadêmicos do curso de enfermagem a conscientização sobre o custo e benefício do uso adequado dos materiais e equipamentos, desenvolvendo desta forma estratégias para redução dos custos. Metodologicamente, após observações durante as aulas práticas e pesquisas em referenciais bibliográficos, foram desenvolvidos pelos bolsistas e funcionária do laboratório mostruários didáticos dos cateteres mais utilizados e um folder informativo, demonstrando a relação dos custos de alguns adesivos utilizados na fixação de dispositivos nos pacientes e nos equipamentos. Os principais resultados demonstraram que os acadêmicos não tinham uma visão clara sobre as fixações mais adequadas para os materiais, manequins e equipamentos e, utilizavam de forma equívoca as fitas adesivas, gerando um custo elevado no consumo dos materiais e ao mesmo tempo danificando o patrimônio do laboratório. Concluímos que os acadêmicos sentem-se valorizados pelo desenvolvimento e aprendizado gerado a partir das estratégias utilizadas para minimizar os custos. Com a visualização dos mostruários e utilização do folder, obtivemos uma significativa mudança dos hábitos dentro do laboratório. Os acadêmicos estão mais conscientes em relação aos custos gerados na realização dos procedimentos e redução dos danos nos manequins causadas pela utilização dos adesivos inadequados.
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