PROJETO DE COMUNICAÇÃO PARA O ATLETA PHABLO HUDSON

Michele de Cássia Vargas Lisbôa, Gabriel Santos de Moura, Elizabeth Huber Moreira

Resumo


O esporte tem um papel importante na contemporaneidade tanto para o bem-estar e a qualidade de vida, devido a isso, não faltam campanhas de incentivo à prática de esportes. Neste cenário, estimula-se a criação de esportistas - praticantes eventuais do esporte. Na contramão disso, os atletas – aqueles que têm o esporte como profissão – sofrem em busca de incentivo, apoio e patrocínio. Os poucos recursos ofertados pelo governo e os investimentos em patrocínio esportivo realizados pelas empresas, criam a primeira competição; qual esporte ou atleta vai receber o benefício? Nesta disputa de modalidades esportivas e personalidades do esporte, consagram-se os esportes populares e os atletas já famosos. Construindo assim, um abismo de percalços e obstáculos a quem deseja viver do esporte. O presente trabalho trata-se de um projeto experimental em Relações Públicas, que tem como cliente o jovem atleta Phablo Gabriel Hudson Lopes, 19 anos, skatista profissional e ganhador de inúmeros campeonatos na região do Vale do Rio Pardo. O atleta é uma das promessas do esporte no âmbito local e tem ganhado destaque tanto pelas suas conquistas, como pela sua trajetória de vida. Ao diagnosticar a necessidade de apoio, incentivo e patrocínio para a profissionalização do atleta e as especificidades do mundo do skate; os acadêmicos produtores deste trabalho, direcionaram seus esforços à solidificação da imagem do atleta, enfatizando sua trajetória de vida e profissional, tornando assim, o jovem uma referência do skate na comunidade santacruzense e posteriormente projetar essa imagem a nível regional e nacional. Buscando estreitar sua relação com a comunidade e possíveis investidores, foram idealizadas uma série de ações como, criação de uma marca própria para o atleta, captação de imagens do jovem, produção de vídeo institucional, evento e comunicação com os públicos através dos materiais elaborados. As peças produzidas buscarão enfatizar o amor do atleta pelo esporte e sua trajetória naquilo que mais lhe motiva na vida, que, neste caso, é o skate. Este trabalho foi realizado no formato de consultoria especializada na área Relações Públicas, na qual os produtores deste, direcionaram seus esforços para a solidificação da imagem pública através do uso das técnicas de assessoria de comunicação para o atleta. O resultado deste trabalho foi muito positivo não somente na avaliação de cada ação, como oportunizou aos acadêmicos trabalhar as potencialidades de uma pessoa física, fugindo do enfoque tradicional da academia que orienta as ações de relações públicas para comunicação em empresas.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.