ESCOLHA E CRIAÇÃO DE SI SOB O OLHAR DA GESTALT-TERAPIA NO PROJETO CONEXÃO

Raphaela de Moura dos Santos, Kimberlly Job, Rosângela de Lacerda, Tania Bernhard, Maria Luisa Wunderlich dos Santos de Macedo

Resumo


O projeto de extensão “Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes”, do Programa UNISC Escola, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), iniciou suas ações no ano de 2018, visando trabalhar na aproximação entre Universidade e comunidades escolares do município de Santa Cruz do Sul. É um programa de extensão com equipe multidisciplinar de bolsistas de diversos cursos voltado à qualificação da educação básica e ensino superior através de ações práticas, a fim de construir a dimensão de saberes éticos que possam contribuir com escolas de diferentes realidades e conta com o apoio do Laboratório de Práticas Sociais (LAPS). Uma de suas ações é chamada de “Rumos para Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho” que visa à importância da conclusão do ensino médio e à qualificação profissional. O objetivo do projeto é possibilitar aos acadêmicos práticas extencionistas que contribuam com seu processo reflexivo e construção de conhecimentos, através de experiências que vão além da sala de aula. A partir de oficinas sobre projetos de vida realizadas nas escolas de zona periférica, buscou-se refletir com estudantes sobre expectativas em relação à vida, autoestima e potencialidades, escolhas e sonhos, entre outros. Para isso, nos fundamentamos na abordagem Gestáltica, que visa à dimensão da totalidade do ser, compreendendo o adolescente como ser relacional, transformador e único, "ser-em-um-campo", capaz de realizar ajustamentos criativos. Nesse sentido, o objetivo é contribuir com a expansão de possibilidades de trocas entre adolescentes, através de experiências mediadoras de processos de escolha, que possam dar suporte a novos significados – sempre singulares - a vivência na escola, relacionada ao projeto de vida. As escolas atendidas foram Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica e Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Kliemann, totalizando aproximadamente 300 alunos. Realizaram-se oficinas com as turmas do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio. As atividades foram realizadas no turno de aula durante os meses letivos do calendário escolar. Destacam-se: Oficina desenhos compartilhados, Oficina emoções produzidas através do contato com argila, Oficina Stop Psicológico. Considerou-se de extrema importância estimular a reflexão sobre escolhas, considerando o contexto socioeconômico dos/as estudantes, trabalhando o autossuporte, assim como a motivação para permanecer na escola. Nas atividades realizadas até o momento foi percebido que existe um número de alunos que demostram interesse em dar continuidade aos estudos, enquanto outra parte apresenta necessidade de ingressar no mercado de trabalho.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.