DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E HUMANISMO: CONEXÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLAS
Resumo
A Universidade tem o dever de se integrar com a comunidade em que está inserida, compartilhando experiências, saberes e horizontes. A troca permite à Universidade conhecer as realidades desta comunidade e suas demandas, ao passo em que incorpora conhecimentos e novos saberes, aprimorando os estudos e práticas que se coloca a executar. Destarte, a extensão é a via perfeita para esta troca no âmbito dos Direitos Humanos, Cidadania e Humanismo. Estas ações então dentro do PROJETO CONEXÃO ESCOLA E UNIVERSIDADE: SUJEITOS, AÇÕES E SABERES, que, por sua vez, está inserido no conjunto de atividades do PROGRAMA UNISC ESCOLA, colocando diversas áreas do saber em conjunto, discutindo possibilidades, atividades, resultados, conhecimentos e experiências. Esta troca interna, dentro da Universidade é encarada com grande atenção e demandou os primeiros meses de trabalho, sobretudo, para que as primeiras ações fossem bem-sucedidas, atendendo ao que se propõe na prática extensionista. O principal objetivo do projeto é realizar esta troca, permitindo levar até a comunidade, através das escolas, palestras e oficinas sobre estes temas para estudantes e professores. Para isto definiram-se quatro palestras iniciais: 1) Direitos Humanos e Cidadania - visa analisar os conceitos principais, mostrando direitos que são fundamentais à vida digna e que a cidadania é vital para uma sociedade justa; 2) Diferença entre moral e Direito - apresenta-se a necessidade do desenvolvimento pessoal, através do humanismo, para poder atender às normas jurídicas; 3) Processo Eleitoral - busca aproveitar o momento de eleições para explicar a regulação jurídica do processo eleitoral e a função de cada cargo eletivo; 4) Direito e Poesia - objetiva despertar no estudante o humanismo, através da percepção do outro e mostrar o quanto isto é necessário para que a cultura da conduta humanista atenda às mais diversas regras jurídicas. A metodologia utilizada está baseada na interação direta entre o conjunto professor-orientador-bolsista, juntamente com os estudantes e professores das escolas. Neste caminho, o projeto vai tomando corpo, ditando os próximos passos, apresentando alternativas. É o diálogo entre Universidade e Comunidade determinando as melhores práticas. Ainda não é possível analisar o resultado total do projeto, pois foram realizadas apenas três palestras. Ainda há algumas etapas além das realizações das demais palestras e oficinas, como a análise de novas práticas a partir do que se realizar, bem como de novos temas e oficinas. No entanto, estas primeiras atividades já se mostraram proveitosas, pelo relato dos professores e diretores envolvidos. A conclusão, até o momento, é que há um bom espaço para interação entre Universidade e Comunidade e de difusão de direitos fundamentais à dignidade da pessoa humana e do humanismo. Mais do que isto, se mostra como sendo fundamental para os agentes envolvido, sobretudo, os estudantes atendidos.
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