AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UNISC: MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS

Douglas Miguel Walter, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


Apresentamos as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, de 2014 a 2016, através do Subprojeto de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC. O referido programa foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. Ao escrever sobre as contribuições do PIBID para a formação docente, destacamos algumas memórias e trajetórias objetivando mostrar de que forma o programa qualifica o trabalho em sala de aula e consequentemente estabelecer leituras e reflexões que se constituem em registros valiosos para a formação inicial e continuada no campo profissional. Pautou-se a partir do registro das experiências docentes através do diário de campo, lido e discutido, em reuniões do Subprojeto de Pedagogia e em disciplinas do curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul. O diário de campo e as leituras que fundamentaram sua escrita transformaram-se em materiais de reflexão na ação e sobre a ação se constituindo em memórias da formação e da prática docente no espaço escolar. Para isso, foram lidos António Nóvoa, Celso Vasconcellos, Jussara Hoffmann, Marília e Mauro Toledo e Miguel Zabalza Bezara, entre outros. O PIBID tornou-se um programa de extrema importância para a formação, um espaço com reuniões semanais, compartilhamento de experiências e avaliação do trabalho docente. Desse modo foi possível entender e qualificar a prática pedagógica e as ações no espaço profissional, ressignificando os conhecimentos teórico-práticos na ação e na reflexão sobre a ação docente oportunizada. O PIBID, ao oportunizar a capacitação e a qualificação da formação dos estudantes universitários e dos docentes nas escolas públicas, através das bolsas de iniciação à docência, trouxe a oportunidade de ampliar os espaços de estudos, práticas e reflexão aos profissionais das redes envolvidas e em nível de formação no ensino superior. Cabe ainda dizer, do papel importantíssimo de aproximação entre a Educação Básica e a Instituições de Ensino Superior que foi possível vivenciar. A Educação vive grandes transformações relacionadas à metodologia de ensino, às relações em sala de aula, às tecnologias de informação e comunicação e, desta forma, a escola constitui-se como um espaço de múltiplas aprendizagens. Embora a Educação tenha sofrido essas transformações importantes, a escola ainda é uma instituição que se modificou pouco ao longo do tempo. Toda mudança, por menor que seja, traz impactos, novas aprendizagens e avaliação para a escola e o grupo de professores, para os alunos e a comunidade escolar, sobre o quê e como está a nossa ação e importância no âmbito da sociedade. A escola precisa se modificar e tomar a frente na formação de uma educação necessária e adequada aos novos tempos.


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