O ESTUDO DE ESTRATÉGIAS RELACIONADAS AO MARKETING DE RELACIONAMENTO COM A FINALIDADE DE CAPTAR E FIDELIZAR CLIENTES EM UMA EMPRESA NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CÍVIL, LOCALIZADA NO RIO GRANDE DO SUL

Andrigo Dalpias Scheffer da Silva, Daniela Colussi

Resumo


Esta pesquisa realizada na empresa Cia. dos Estribos e Malhas de Ferro, em Capão da Canoa, foi com o intuito de desvendar o perfil de seus clientes, bem como identificar o interesse destes em relação às ferramentas de gestão relacionadas ao marketing de relacionamento, que a empresa pretende adotar. Para analisar a presente investigação, adotou-se o método qualitativo e quantitativo, de caráter descritivo e exploratório, por meio de estudo de caso. O presente estudo consiste em uma contribuição à empresa pesquisada ao revelar o perfil de seus clientes, no qual verificado que a maioria são do gênero masculino, empresários/comerciantes, residentes em Capão da Canoa e, com uma renda mensal entre 2 a 4 salários mínimos. Com referência às compras, constatou-se que grande parte dos clientes consomem na loja em torno de 2 meses, tendo adquiridos produtos com a frequência de 2 a 4 vezes, motivados pelo atendimento da empresa. Sugestões também foram apresentadas por meio de um plano de ação para os clientes serem fidelizados junto à empresa Cia dos Estribos, sendo estas: Aperfeiçoamento do banco de dados para ajudar a empresa a ter uma relação mais duradoura com os consumidores e torná-los futuros clientes; Criar um cartão fidelidade para acúmulo de pontos é uma estratégia interessante para estimular as pessoas, atuantes no segmento da construção civil, a quando surgirem oportunidades de iniciarem novas obras, comprarem na Cia. dos Estribos motivadas pelo acúmulo de pontos e obtendo descontos exclusivos; Quanto à proposta de implementação de um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), na possibilidade de proporcionar um meio mais eficaz para opiniões e sugestões dos clientes quanto aos produtos e serviços realizados pela Cia. dos Estribos; Com referência à disponibilização de Ouvidoria aos clientes, verificou-se que os respondentes entenderam o presente serviço com a mesma praticidade do SAC; Referente à realização de uma pesquisa de satisfação junto aos clientes, a empresa irá avaliar se os seus produtos e serviços, realmente, estão satisfazendo os clientes; Para a sugestão de expansão da divulgação em torno do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, decorrente de uma avaliação anterior, o serviço de confecção personalizada de vigas/colunas e corte/dobra de ferros é exclusividade da empresa estudada, no litoral Norte do Rio Grande do Sul; Atinente ao recrutamento de um vendedor para representar a empresa externamente, pelo fato de possuir poucos funcionários e grande parte trabalhar na fábrica; A segmentação dos clientes de acordo com suas preferências quanto aos produtos da loja, verificou-se que apesar da empresa possuir uma boa variedade de produtos para construção civil, alguns clientes citaram nas entrevistas que compram produtos específicos e por isso não adotariam algumas ferramentas oferecidas. Ao concluir o estudo, o presente artigo proporcionou aos gestores, uma visão mais ampla sobre a importância do cliente perante ao mercado de trabalho. Para concluir, espera-se que futuramente outros estudos sejam realizados na Cia. dos Estribos e Malhas de Ferro, a fim de verificar se a administração da empresa adotou as ações propostas, bem como averiguar como os clientes reagiram com as ações implementadas.



Apontamentos

  • Não há apontamentos.