O ESTUDO DE ESTRATÉGIAS RELACIONADAS AO MARKETING DE RELACIONAMENTO COM A FINALIDADE DE CAPTAR E FIDELIZAR CLIENTES EM UMA EMPRESA NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CÍVIL, LOCALIZADA NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Esta pesquisa realizada na empresa Cia. dos Estribos e Malhas de Ferro, em Capão da Canoa, foi com o intuito de desvendar o perfil de seus clientes, bem como identificar o interesse destes em relação às ferramentas de gestão relacionadas ao marketing de relacionamento, que a empresa pretende adotar. Para analisar a presente investigação, adotou-se o método qualitativo e quantitativo, de caráter descritivo e exploratório, por meio de estudo de caso. O presente estudo consiste em uma contribuição à empresa pesquisada ao revelar o perfil de seus clientes, no qual verificado que a maioria são do gênero masculino, empresários/comerciantes, residentes em Capão da Canoa e, com uma renda mensal entre 2 a 4 salários mínimos. Com referência às compras, constatou-se que grande parte dos clientes consomem na loja em torno de 2 meses, tendo adquiridos produtos com a frequência de 2 a 4 vezes, motivados pelo atendimento da empresa. Sugestões também foram apresentadas por meio de um plano de ação para os clientes serem fidelizados junto à empresa Cia dos Estribos, sendo estas: Aperfeiçoamento do banco de dados para ajudar a empresa a ter uma relação mais duradoura com os consumidores e torná-los futuros clientes; Criar um cartão fidelidade para acúmulo de pontos é uma estratégia interessante para estimular as pessoas, atuantes no segmento da construção civil, a quando surgirem oportunidades de iniciarem novas obras, comprarem na Cia. dos Estribos motivadas pelo acúmulo de pontos e obtendo descontos exclusivos; Quanto à proposta de implementação de um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), na possibilidade de proporcionar um meio mais eficaz para opiniões e sugestões dos clientes quanto aos produtos e serviços realizados pela Cia. dos Estribos; Com referência à disponibilização de Ouvidoria aos clientes, verificou-se que os respondentes entenderam o presente serviço com a mesma praticidade do SAC; Referente à realização de uma pesquisa de satisfação junto aos clientes, a empresa irá avaliar se os seus produtos e serviços, realmente, estão satisfazendo os clientes; Para a sugestão de expansão da divulgação em torno do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, decorrente de uma avaliação anterior, o serviço de confecção personalizada de vigas/colunas e corte/dobra de ferros é exclusividade da empresa estudada, no litoral Norte do Rio Grande do Sul; Atinente ao recrutamento de um vendedor para representar a empresa externamente, pelo fato de possuir poucos funcionários e grande parte trabalhar na fábrica; A segmentação dos clientes de acordo com suas preferências quanto aos produtos da loja, verificou-se que apesar da empresa possuir uma boa variedade de produtos para construção civil, alguns clientes citaram nas entrevistas que compram produtos específicos e por isso não adotariam algumas ferramentas oferecidas. Ao concluir o estudo, o presente artigo proporcionou aos gestores, uma visão mais ampla sobre a importância do cliente perante ao mercado de trabalho. Para concluir, espera-se que futuramente outros estudos sejam realizados na Cia. dos Estribos e Malhas de Ferro, a fim de verificar se a administração da empresa adotou as ações propostas, bem como averiguar como os clientes reagiram com as ações implementadas.
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